Vai ser difícil o visitante resistir e não sair dançando e cantando da exposição “Musicais no Cinema”, em cartaz no MIS, em São Paulo. Criada pelo Musée de La Musique de Paris, a mostra traz a história do gênero, um dos mais populares do cinema, por meio de 200 filmes. Não faltam cartazes, trechos de longas, roteiros, figurinos e curiosidades.
A exibição começa por “Cantando na Chuva”, apontado como o melhor musical da história, e vai até “La La Land”, de 2016, e “Rocketman”, deste ano. E o que se vê nos dois andares da mostra é um desfile de clássicos: “Núpcias Reais”, “Grease, Nos Tempos da Brilhantina”, “Os Guarda-Chuvas do Amor”, “A Noviça Rebelde”, entre outros.
A versão paulistana da exposição ganhou adaptação com a inclusão dos musicais do cinema brasileiro. Para isso, o curador Duda Leite selecionou 80 filmes, com destaque para Carmen Miranda. A joia da exposição, diz Leite, é o turbante que a artista usou no filme “Uma Noite no Rio” (1941). A peça veio do Museu Carmen Miranda, no Rio, que atualmente está fechado.
VEJA OS DESTAQUES
“Cantando na Chuva”
Na sala do filme, há um vídeo com várias interpretações do clássico “Singing in the Rain”, entre elas a de Natalie Portman, ainda criança, em “O Profissional”
Aula de sapateado
Em um vídeo, a atriz Claudia Raia dá uma aula de sapateado aos visitantes, que podem dançar em um tablado e conferir sua performance em vídeo gravado na hora
Para as crianças
Telão mostra trechos de filmes como “O Mágico de Oz”, “Mary Poppins”, “Frozen” e “Sing”. Há ainda os esboços de desenhos animados como “Mogli” e “Pinóquio”
Figurinos
Há croquis de figurinos de “Cantando na Chuva” e “O Mundo da Fantasia”, entre outros, e duas roupas do filme “Rocketman”, de 2019
Truques e coreografias
O visitante descobre como Fred Astaire dança no teto em “Núpcias Reais” e conhece o trabalho do coreógrafo Busby Berkeley
De olho nas redes sociais
Quem gosta de fazer fotos para as redes sociais tem vários ambientes para se deleitar. Em um deles, o visitante pode ser Gene Kelly na clássica cena de “Cantando na Chuva”
Quem canta e quem não canta
Sala dedicada aos atores que usaram o gogó e aos que optaram por serem dublados
Roberto Carlos
As aventuras do Rei não poderiam faltar: há uma sala com cartazes e trechos dos filmes estrelados pela Jovem Guarda
Cinema brasileiro
As chanchadas da Atlântida, o longa “Orfeu Negro”, a parceria entre Mazzaropi e Elza Soares e o Cinema Novo estão na exposição
Supertelão no Cine Musical
Sala com grandes telões onde são exibidos trechos dos musicais simultaneamente
MUSICAIS NO CINEMA
No MIS (avenida Europa, 158, Jd. Europa). De ter. a sáb., das 10h às 20h; dom. e fer., das 10h às 19h. R$ 30 (aceita meia-entrada). Grátis às terças. Até 16/2/20.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.