Estado recua e desiste de fechar escola ocupada por alunos em Barueri

Estudantes deixaram a E.E. Professor Lênio Vieira de Moraes de madrugada, após receberem ofício da Secretaria da Educação garantindo o funcionamento do colégio

São Paulo

O governo do Estado de São Paulo, sob gestão João Doria (PSDB), recua após cinco horas de ocupação e decide manter a matrícula de todos os alunos que queiram permanecer na Escola Estadual Professor Lênio Vieira de Moraes, em Barueri (Grande São Paul).

A instituição foi ocupada na noite desta segunda-feira (16), por volta das 20h. Segundo estudantes, durante a madrugada o diretor da escola, ao lado do secretário estadual da educação e professores da rede, foram até a ocupação para conversar com os alunos.

Às 3h40 desta terça-feira (17), após cerca de cinco horas de ocupação, a Secretaria de Educação do Estado entregou um ofício aos estudantes da unidade, garantindo que a escola não será fechada.

O documento também diz que a secretaria se compromete a manter o ensino noturno na instituição, a matrícula de todos os alunos que queiram permanecer no colégio e o diálogo com os alunos, pais e comunidade.

Ofício emitido na madrugada desta terça-feira (17) pela Secretaria de Estado da Educação assegura que a escola não será fechada - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Ao receberem o ofício, os estudantes deixaram a ocupação ainda de madrugada. De acordo com Kaique Saldanha, 19 anos, integrante do movimento estudantil que participou da ocupação nesta segunda-feira e em 2016, quando a escola também correu o risco de fechar, o corpo de alunos espera que os professores que foram transferidos para outras escolas retornem para a E.E. Professor Lênio Vieira de Moraes.

Ele também acredita que manter a escola aberta implica em não alterar as turmas que estudam na parte da manhã e da tarde. "Vamos acompanhar o que será feito com os alunos e professores que já tinham sido realocados, se for necessário estamos prontos para ocupar a escola novamente e passar o natal lá”, afirma.

Saldanha diz que nesta madrugada cerca de 20 pessoas compunham a ocupação e mais 60 estavam esperadas até o final da semana. Durante as cinco horas dentro da instituição, os estudantes organizaram a sala dos professores e o refeitório, realizaram uma assembleia e começaram a cozinhar as refeições para o dia seguinte.

Na imagem mostra a fachada do colégio Lenio Vieira de Moraes Professor, em Barueri (SP). Do lado esquerdo há uma viatura da polícia e um policial em pé. Do lado direito há cartazes dos estudantes que dizem: "queremos estudar" e "estamos no nosso direito"
Policial em frente a E.E. Professor Lênio Vieira de Moraes, em Barueri, durante ocupação de alunos, nesta segunda-feira (16), em Barueri - Reprodução/Facebook

Resposta

Questionada a respeito, a Secretaria Estadual de Educação confirma a veracidade do documento obtido pela reportagem e diz que o secretário da educação, Rossieli Soares, irá manter o ensino noturno da unidade.

"Estão garantidas as matrículas dos alunos que queiram permanecer na escola no próximo ano letivo, já que não haverá o fechamento da unidade. A Secretaria da Educação acredita que o diálogo com os alunos e a comunidade escolar é primordial para buscar soluções conjuntas para garantir o direito à educação de qualidade", diz nota.

Já a prefeitura de Barueri o Ensino Fundamental da instituição, de responsabilidade municipal, permanece na unidade escolar normalmente nos períodos matutino e vespertino.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.