Alunos ocupam escola em Barueri para protestar contra fechamento

E.E. Professor Lênio Vieira de Moraes será fechada em 2020; alunos e professores estão sendo transferidos

São Paulo

Ao menos 20 alunos ocuparam a Escola Estadual Professor Lênio Vieira de Moraes, em Barueri (Grande São Paulo), na noite desta segunda-feira (16). Os estudantes protestam contra o fechamento da unidade , que tem gestão compartilhada entre prefeitura e governo do estado, em 2020.

Na imagem mostra a fachada do colégio Lenio Vieira de Moraes Professor, em Barueri (SP). Do lado esquerdo há uma viatura da polícia e um policial em pé. Do lado direito há cartazes dos estudantes que dizem: "queremos estudar" e "estamos no nosso direito"
Policial Militar em frente à Escola Estadual Professor Lenio Vieira de Moraes, em Barueri, que foi ocupada por estudantes que protestam contra o fechamento da unidade - Reprodução/Facebook

O grupo ocupou a escola por volta das 20h. Logo em seguida, a Polícia Militar chegou ao local. Segundo um dos jovens que está no colégio, PMs ameaçaram entrar e tentaram arrombar a porta dos fundos. Uma professora foi falar com os policiais e foi ameaçada de prisão pelo PM. Vídeo feito pelos alunos mostra a abordagem à educadora.

As imagens mostram o policial solicitando os documentos da docente. Ela se nega apresentá-los e o policial se mostra alterado e grita com a professora. Ele a ameaça de desacato e prisão e ela pede respeito.

Segundo a PM, eles foram chamados para negociar a liberação da escola. Um carro da corporação com dois policiais passou a madrugada em frente ao colégio.

A Secretaria de Estado da Educação, gestão João Doria (PSDB), confirma o fechamento escola, que nasceu há 40 anos e possui 375 alunos, sendo 168 do ensino médio e 207 de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Há aulas à tarde e à noite.

O estado justifica o fechamento das salas para atender pedido da prefeitura local, gestão Rubens Furlan (PSDB), que seria a proprietária do terreno. O motivo do despejo, no entanto, não foi explicado pelo governo estadual nem pelo municipal.

No mesmo terreno, a prefeitura oferece o ensino fundamental 1 e 2, nos períodos da manhã e tarde. A prefeitura não informou o número de alunos.

Responsável pela Coordenadoria de Informações, Tecnologia, Evidências e Matrículas do Estado, Thiago Cardoso, afirma que os alunos, professores e direção da Lênio serão transferidos para a Escola Estadual Professora Alaíde Domingues Couto Macedo, que fica a cerca de 900 metros da atual. "Os alunos estão sendo realocados", afirma.

Falta de aviso

Alunos e pais dizem que não foram informados sobre o fechamento das salas de aula nem de eventual mudança para outra unidade de ensino.

A dona de casa Daniele Martins, 32 anos, foi surpreendida com a transferência compulsória do filho de 16 anos, que cursará o segundo ano do ensino médio em 2020. "Eu não pedi para o meu filho mudar de escola, onde meu marido estudou e gostamos. Só que transferiram ele para a Escola Estadual Maria Helena 1, que fica mais distante da atual", afirma Daniele, irritada.

Daniele Cristina Martins diz ter sido surpreendida com a transferência do filho que estudava na E.E. Professor Lenio Vieira de Moares, em Barueri, para outra escola - Rivaldo Gomes/Folhapress

Há relatos ainda que alunos estão sendo transferidos para outras escolas ainda mais distantes, como, em Cotia (Grande São Paulo).

Além dos alunos, o corpo docente também segue sem rumo. "Até agora não sei onde darei aulas no ano que vem. Não tem nada definido", afirma o professor de história Silvio Marcio Gomes Oliveira, 39 anos, com 15 anos na rede de ensino estadual.

Resposta

A Polícia Militar afirmou, em nota, que lamenta as imagens registradas na escola, “em que a falta de diálogo entre um policial militar e uma professora se fez presente”. 

Segundo a PM, “a atividade policial e do magistério são preponderantes e insubstituíveis em qualquer sociedade democrática moderna”. “São essas profissões que fornecem as condições de desenvolvimento e de vida pacífica para os cidadãos”, afirmou. 

Sobre o vídeo em si, a PM disse que os policiais militares foram acionados por um funcionário da escola em virtude da ocupação realizada por cerca de 20 alunos que reivindicavam contra o possível fechamento do estabelecimento de ensino. Com a presença da representante da Secretaria da Educação, os alunos foram atendidos por ela e, então, desocuparam a escola. 

“Ressaltamos que a abordagem e a busca pessoal são definidas pelo Código de Processo Penal e podem ser realizadas de acordo com a avaliação do agente policial”, disse, em nota.

Por fim, a PM afirmou que o comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano adotou medidas administrativas para apurar todas as circunstâncias relacionadas à intervenção policial e a conduta do policial.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.