Descrição de chapéu Grande SP

Pacientes têm cirurgias de catarata desmarcadas em Guarulhos

Atendimento é prejudicado por problemas entre prefeitura e hospital sublocado

São Paulo

Procedimentos oftalmológicos complexos, como cirurgias, estão sendo cancelados neste começo de ano em Guarulhos (Grande SP). Os casos ocorrem entre os pacientes que buscaram tratamento no Hospital Municipal dos Pimentas Bonsucesso e foram encaminhados para o Hospital dos Olhos, instituição particular localizada na região central da cidade.

Maria Dijanira Teodoro Varjão, moradora do Jardim Adriana, tinha uma cirurgia marcada para o dia 9 de janeiro de 2020. Três dias antes, o procedimento foi cancelado. Não foi informada nenhuma nova data para remarcação, tampouco foi dada orientação se ela deveria voltar ao hospital do Pimentas para realizar nova consulta. 

"Eu sou diabética. Têm três ou quatro anos que estou com problema de visão", conta a dona de casa de 62 anos. A única informação que recebeu foi de que existiam problemas administrativos no convênio entre a Prefeitura de Guarulhos, sob gestão Gustavo Henric Costa, o Guti (PSB), e o Hospital dos Olhos.

A dona de casa Maria Dijanira Teodoro Varjão, moradora do Jardim Adriana, tinha uma cirurgia marcada para o dia 9 de janeiro de 2020 - Ronny Santos/Folhapress

Caso parecido ocorreu com a aposentada Silvana Romeiro Pedro, 57, moradora do bairro do Bonsucesso. "Eu faria uma raspagem no dia 7 de janeiro, por conta da catarata, que está bem avançada, já estou com muita dificuldade para enxergar", conta.

O problema estaria ocorrendo por falta de repasse de verba. Funcionários do Hospital dos Olhos contaram que há cerca de seis meses os valores, que chegam na casa dos R$ 500 mil, não estariam sendo pagos.

O Hospital dos Olhos confirma que existiu atraso nos repasses, mas não confirma os valores. Segundo a entidade, o atraso ainda existe, mas agora está sendo normalizado. “O valor agora é irrisório", diz o advogado do Hospital dos Olhos, Rogério Ardel Batista.

A Prefeitura de Guarulhos tinha um convênio com o Instituto Suel, que realizava estes procedimentos. O contrato com a entidade expirou no final de 2018.

Após o fim da parceria, a administração guarulhense contratou serviços de oftalmologia por meio de aditivo no convênio com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), entidade que administra o Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso, que por sua vez firmou uma parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia Hospital dos Olhos.

"Existia uma quantidade de procedimentos acordados, e o hospital cumpriu essa quantidade. Eram exigidos 100 por mês, e o hospital fazia cerca de 200, um pouco mais, um pouco menos", afirma o advogado do Hospital do Olhos. "No fim do ano passado, o Hospital dos Olhos decidiu segurar um pouco as cirurgias e realizar uma reforma do centro cirúrgico. Foi uma reestruturação, uma decisão interna de reorganização. Isso impactou nos atendimentos. Mas foi mantido o número acordado e quem foi reagendado será atendido".

Resposta

A SPDM (Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina) não confirmou se existe atrasos nos repasses da prefeitura para a entidade e da entidade para o Hospital dos Olhos.

Em nota, a instituição afirma que "é de fundamental importância pontuar que a SPDM é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, e que o convênio firmado com o município de Guarulhos é regrado pelo fomento, ou seja, depende de recursos exclusivos da prefeitura para a sua completa operação. Inclusive, não houve nenhum recurso adicional ao convênio para prestação deste serviço, que não era ofertado anteriormente no hospital".

No documento, a SPDM afirma também que "possui uma meta estabelecida em convênio com a prefeitura de Guarulhos, de 400 cirurgias oftalmológicas por quadrimestre. Porém, foram realizados 722 procedimentos do tipo apenas no último período, não apenas atingindo, mas superando tal meta em mais de 80%".

Em nota, a Secretaria de Saúde de Guarulhos afirma "que o convênio com a SPDM vigora até o final deste mês. A partir da celebração do novo contrato de gestão, as agendas serão reorganizadas e os pacientes atendidos".  

Ainda segundo o texto, a pasta afirma que "Guarulhos possui dois hospitais públicos aptos para atender procedimentos oftalmológicos mais complexos: o Hospital Padre Bento (estadual) e o Hospital Pimentas Bonsucesso (municipal) ".

Sobre o o número de pessoas na cidade que aguardam por cirurgias oftalmológicas, a secretaria de Guarulhos informou que "não existe uma fila qualificada de pacientes que aguardam cirurgia oftalmológica e sim uma fila de pessoas que esperam atendimento em oftalmologia". No entanto, o órgão não informou qual o tamanho da fila de espera pelo atendimento.

A administração municipal também não informou quais são os valores do contrato entre a prefeitura e a SPDM para a administração do Hospital dos Pimentas. 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.