Posto de saúde na zona norte de São Paulo é interditado após pegar fogo

No local funcionava uma AMA e uma UBS; pacientes serão transferidos para o Jardim Vista Alegre

A AMA (Assistência Médica Ambulatorial) Jardim Elisa Maria (zona norte), que é integrada a uma UBS (Unidade Básica de Saúde), foi interditada para perícia da Polícia Civil nesta terça-feira (11), após um incêndio atingir o prédio na segunda.

As consultas serão remarcadas a partir da próxima segunda (17) pela Secretaria Municipal da Saúde para a UBS Jardim Vista Alegre, na região da Brasilândia (zona norte). Serão usadas escolas como apoio.

Testemunhas dizem que a fumaça começou no lado direito do posto, onde há um aparelho de ar-condicionado, por volta das 18h. 

O vigilante da unidade teria tentado apagar o fogo, mas não conseguiu. Ele teria inalado fumaça. Segundo a gestão Bruno Covas (PSDB), todos os funcionários estão bem.

A vendedora Tayna Lessa, 20 anos, sentiu um forte cheiro de fumaça dentro de casa. Depois, ouviu gritos vindos da rua. Ela mora próximo à unidade e diz que não demorou para o fogo se alastrar pelo telhado.

A comerciante Minerva Sousa, 59, passou pelo local na segunda e só conseguiu ver fumaça. "Hoje [terça], quando vi tudo, deu uma tristeza", afirma, sobre o que sobrou do local.

A AMA/UBS Jardim Elisa Maria fica próxima ao estabelecimento que Minerva trabalha. Ela costuma fazer acompanhamentos periódicos de hipertensão, colesterol e depressão no local.

Moradores afirmam que os bombeiros chegaram aproximadamente 20 minutos após o incêndio ter começado. 

"Ironia do destino, o único posto do bairro pega fogo em um dia de chuva", diz Luana Alves dos Santos, 23, que pretendia agendar exames de rotina na unidade.

A AMA/UBS fica ao lado do CEI (Centro de Educação Infantil) do bairro. Por causa da fumaça e do cheiro, as aulas na creche foram canceladas nesta terça-feira.

Também nesta terça-feira, a CCM (Guarda Civil Metropolitana) esteve no local para que ninguém entrasse no prédio.

Segundo um funcionário, a estrutura está abalada e há risco de desabamento.

Jefferson Lima, 31, efetua controle no setor de transportes. O morador do Jardim Elisa Maria faz acompanhamento de hipertensão na unidade de saúde. Ele iria até o posto para marcar uma consulta médica. Lima aguarda a visita da agente de saúde para ver como continuará seu tratamento.

Segundo uma agente de saúde, os funcionários continuarão na região para fazer o recadastramento dos pacientes.

No incêndio, prontuários médicos foram perdidos, assim, é necessário visitar crianças, idosos, gestantes e deficientes para priorizar quem mais precisa de atendimento.

Após uma reunião, os funcionários de saúde também irão orientar a comunidade sobre como os tratamentos vão continuar.

Resposta

A Secretaria Municipal da Saúde diz em nota que a AMA/UBS Integrada Jardim Elisa Maria, na Zona Norte, foi interditada nesta terça-feira (11), pelos danos causados por um incêndio na segunda. 

Os funcionários da AMA (médicos, auxiliares de enfermagem, administrativos e técnicos de enfermagem), diz a gestão Bruno Covas (PSDB) foram deslocados para a AMA Ladeira Rosa, para apoio à população do território.

Para os pacientes que estão em acompanhamento continuado na UBS Elisa Maria, foi organizado uma escala dos médicos que compõem as quatro Equipes de Estratégia da Família para atuarem todos os dias na UBS Jardim Vista Alegre. "Essas equipes também permanecerão no atendimento domiciliar, atuando no território, para orientações e acolhimentos." 

As consultas que estavam agendadas para esta semana serão remarcadas à partir de segunda-feira (17) na UBS Jardim Vista Alegre, com os profissionais da UBS Elisa Maria. 

A Unidade ainda vai utilizar como base as escolas Emei Bertha Lutz e Emef Cecília Moraes de Vasconcelos para acolhimento médico e de enfermagem, demanda espontânea, armazenamento de materiais e atividades administrativas.

"A comunidade Nossa Senhora de Fátima e o Centro para Criança e Adolescente Elisa Maria cederam espaços para alguns acolhimentos da população e reuniões", afirma. "A SMS está providenciando o aluguel de um imóvel na região para a atuação destas equipes e para apoiar a população local na assistência à saúde. Todos os funcionários que estavam no local durante o incêndio estão em bom estado de saúde. A unidade foi interditada pela Polícia Civil para realização da perícia". afirma. 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.