Federação diz que 2 metroviários morreram por causa da Covid-19 em SP

Um estava na ativa e outro saiu em um plano de demissão voluntária; estado não confirma

São Paulo

Levantamento feito pela Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários) mostra que, até o momento, dois funcionários do Metrô morreram em decorrência do coronavírus.

Segundo a entidade, um deles ainda estava na ativa e o outro saiu recentemente durante um PDV (plano de demissão voluntária). O Metrô, gestão João Doria (PSDB), não confirma os dados.

Segundo a Fenametro, quatro metroviários da rede paulista tiveram a confirmação para a Covid-19 e três deles ainda estão internados em estado grave. Outros 11 tiveram sintomas mais severos da doença, mas já estão recuperados.

O levantamento da federação mostra também que 19 profissionais tiveram sintomas leves, não fizeram testes e já estão bem. Outros sete tiveram sintomas leves da doença, mas não passaram por testes para confirmar se contraíram ou não a Covid-19.

A entidade diz que ao menos um dos profissionais terceirizados da companhia apresentaram sintomas severos da doenças.

Resposta

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos afirma que respeita a privacidade dos funcionários e que informações pessoais de interesse público são divulgadas apenas com o consentimento expresso.

Diz que "cuida de cada uma das vidas dos profissionais que estão na linha de frente". Também afirma que se esforça para que todos permaneçam saudáveis e que afasta, preventivamente, aqueles com sintomas suspeitos ou em grupo de risco. Recomenda, ainda, que o uso do transporte deve ocorrer se necessário.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.