São Paulo tem 855 denúncias de falta de EPI em hospitais e unidades de saúde

A reclamação mais frequente é a falta de máscara de proteção

São Paulo

A AMB (Associação Médica Brasileira) recebeu 855 denúncias de falta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para evitar o coronavírus em hospitais e demais unidades de saúde do estado de São Paulo. Entre essas queixas, 255 foram registradas por profissionais da capital.

O hospital Vila Nova Cachoeirinha é um dos que sofrem com a falta de EPIs para os profissionais, mas a Secretaria Estadual da Saúde nega esta informação
O hospital Vila Nova Cachoeirinha é um dos que sofrem com a falta de EPIs para os profissionais, mas a Secretaria Estadual da Saúde nega esta informação - Andre Vicente - 29.jul.11/Folhapress

Entre os paulistas, o problema mais comum foi a falta de máscaras, presente em 89% das denúncias (758 casos). Em seguida, no ranking de reclamações, a ausência de óculos e protetores faciais, em 65% da queixas (552). Também não há álcool em gel em boa parte das unidades, segundo 29% das reclamações feitas à AMB por profissionais da saúde.

Na capital, hospitais como o Geral da Vila Nova Cachoeirinha, sob gestão João Doria (PSDB), e Municipal do Tatuapé, sob a gestão Bruno Covas (PSDB).

Presidente da associação, Lincoln Ferreira diz que os problemas são graves, porque médicos e demais trabalhadores da saúde combatem diretamente a Covid-19 e podem transmitir a doença, se contaminados. "Desde o começo, a gente já alertava sobre a necessidade de provimento imediato de EPIs. Tudo isso não só para dar vazão às queixas de quem está na linha de frente, mas para criar um índice claro e objetivo de que tipo de material é necessário e onde está em falta", afirma.

Ferreira diz que os problemas de falta de EPI são generalizados. "Chamou a atenção que as denúncias são da mesma natureza em São Paulo, o estado mais rico da nação, e em outros lugares mais pobres", afirma. "Na crise, tudo o que se fizer antes é exagero e depois, insuficiente."

Gestão Doria nega falta

A Secretaria Estadual da Saúde afirma que não procedem as denúncias de que haveria falta de EPIs nos hospitais Vila Nova Cachoeirinha e Ipiranga, e em nenhum dos serviços estaduais de saúde. "A secretaria já adquiriu mais de 42,2 milhões de unidades de EPIs e outros materiais", diz, em nota. Também afirma que segue protocolos de segurança. A Secretaria Municipal da Saúde não respondeu até a conclusão desta edição.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.