Descrição de chapéu Zona Leste

Sete são presos sob suspeita de desviar 50 mil máscaras cirúrgicas de hospital

Segundo 1ª Seccional do Centro, quadrilha agia dentro da administração de um hospital na zona leste de SP há dois anos

São Paulo

A polícia prendeu, entre esta terça e quarta-feira (8), na zona leste da capital paulista, sete suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em desviar materiais hospitalares. O bando estaria envolvido no desvio de 50 mil máscaras descartáveis, que seriam entregues a um hospital da zona leste da capital paulista, em 16 de março.

Um auxiliar de almoxarifado, 25 anos, e um auxiliar de farmácia, 32, são apontados pela polícia como os cabeças do grupo. Eles foram presos no último dia 30.

Segundo Luiz Carlos Zaparoli, chefe de investigações da 1ª Delegacia Seccional do Centro, a quadrilha desviava materiais hospitalares, de um galpão na região do Bresser (zona leste), há cerca de dois anos.

A Polícia Civil apreendeu curativos cirúrgicos, no último dia 30, que estavam com dois suspeitos de integrar quadrilha especializada em desviar insumos hospitalares
A Polícia Civil apreendeu curativos cirúrgicos, no último dia 30, que estavam com dois suspeitos de integrar quadrilha especializada em desviar insumos hospitalares - Divulgação/Polícia Civil

Com a prisão dos dois líderes da quadrilha, investigadores levantaram que ao menos mais oito suspeitos ajudavam nos desvios dos insumos, além de três empresários, donos de farmácias, que receptavam os produtos. Um dos suspeitos permanecia foragido até a publicação desta reportagem.

Cinco das prisões ocorreram no galpão do Bresser e as demais, em outros bairros da zona leste, que não foram informados pela polícia. As máscaras desviadas pelo bando ainda não foram recuperadas pela polícia.

“A 1ª Seccional realiza diligências para verificar se há continuidade no esquema dessa prática [desvio de insumos] feita pela quadrilha, que age dentro da administração hospitalar. Só a carga de 50 mil máscaras está avaliada em cerca de R$ 350 mil”, explicou Zaparoli.

O investigador-chefe acrescentou que a polícia também investiga uma rede de farmácias suspeita de comprar os produtos desviados.

Esquema

Segundo a polícia, imagens de câmeras de monitoramento mostram os dois cabeças da quadrilha embarcando em uma Fiat Fiorino, por volta das 17h30 de 16 de março, em uma unidade da operadora de saúde, na região da Lapa (zona oeste paulista).

O veículo estaria carregado com insumos hospitalares, que seriam levados para outra unidade na Bresser. Entre os produtos, estavam 20 caixas com 2.500 máscaras cirúrgicas cada uma.

Câmeras de monitoramento também registraram a dupla chegando ao segundo hospital, onde desembarcam todos os produtos, incluindo as caixas de máscaras. Segundo a polícia, as 20 caixas do material não foram colocadas no estoque.

Os dois suspeitos retornaram ao hospital da Lapa, às 18h11, com a Fiorino vazia, segundo boletim de ocorrência.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.