Descrição de chapéu Interior Coronavírus

Sistema carcerário de SP registra primeira morte provocada pela Covid-19

Homem de 66 anos, que cumpria pena por crime sexual, morreu domingo (19), em Sorocaba

São Paulo

O detento José Iran Alves da Silva, 66 anos, é o primeiro preso a morrer por causa da Covid-19 dentro do sistema carcerário do estado de São Paulo, de acordo com a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária). Ele morreu neste domingo (19), na Santa Casa de Sorocaba (99 km de SP).

Quatro presos testaram positivo para o novo coronavírus até esta segunda-feira (20), incluindo Silva, ainda de acordo com a pasta. Outros 51 estão isolados sob suspeita de terem sido infectados pelo vírus.

Segundo relatado por um agente penitenciário à polícia, Silva teve dificuldade para respirar e foi encaminhado para o Pronto-Socorro de Sorocaba, no último dia 10, onde foi submetido a exames.

Ele cumpria pena na penitenciária 2 Doutor Antonio de Souza Neto. A reportagem apurou que ele foi preso acusado pela Justiça por estupro de vulnerável e que ingressou no sistema prisional em 19 de abril de 2016.

O quadro de saúde do presidiário, de acordo com boletim médico, evoluiu para insuficiência respiratória e síndrome gripal. Por causa disso, o detento foi transferido para a Santa Casa da cidade. A data da mudança de unidade não foi informada.

De acordo com declaração de óbito, assinada pela médica Júlia Brun de Mello, a causa da morte foi o novo coronavírus.

Até o último dia 17, segundo a SAP, havia 1.711 presos cumprindo pena, em regime fechado, na mesma penitenciária em que Silva estava preso. No local, há 757 vagas. Já no regime semiaberto, há 340 homens para 178 vagas.

Sorocaba registra 12 mortes

A Prefeitura de Sorocaba, gestão Jaqueline Coutinho (PTB), também confirmou a morte do presidiário, acrescentando que ele tinha hipertensão.

Com este óbito, o número de mortes ocorridas por causa do novo coronavírus subiu para 12 na cidade, segundo última atualização do governo municipal, que ainda investiga mais cinco óbitos suspeitos.

O município confirmou, neste domingo, mais três casos de infecção pela Covid-19, subindo para 65 o número de pessoas que testaram positivo para o vírus.

Resposta

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), gestão João Doria (PSDB), afirmou que SIlva foi o primeiro presidiário a morrer por causa do novo coronavírus no estado de São Paulo. Além dele, mais três testaram posisito para o vírus, dos quais dois permanecem em tratamento e um já recebeu alta, após se curar e "cumprir a quarentena necessária."

A secretaria afirmou monitorar os colegas de cela do detento que morreu em Sorocaba neste domingo. O banho de sol, acrescentou, também foi suspenso na unidade, além de reforçadas as orientações sobre higiene aos detentos. "Foram entregues máscaras de proteção a todos os presos da unidade", diz trecho de nota.

Além de Silva, a SAP ainda confirmou a morte de um servidor, sem informar a identidade, data e em qual unidade ele trabalhava. Outros dois fucionários da pasta também testaram positivo para o novo coronavírus e 84 foram afastados sob suspeita de terem sido infectados.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.