São Paulo tem leve alta de isolamento social no primeiro dia de megaferiado

Ubatuba, no litoral norte, que temia receber turistas paulistanos, apresentou queda no distanciamento, mas manteve taxa acima dos 55%

São Paulo

A capital paulista registrou leve aumento no índice de isolamento social nesta quarta-feira (20), primeiro dia do megaferiado na cidade. A taxa chegou a 51%. No dia anterior, o valor ficou em 49%. Na quarta-feira da semana passada (13), dia úttil, o isolamento registrado foi ainda menor, de 48%.

No dia 29 de abril e no dia 6 de maio, também duas quartas-feiras, o isolamento social na capital paulista ficou em 48% e 47%, respectivamente.

A praça Torquatro Plaza, na zona leste, estava lotada na quarta-feira (20), primeiro dia do megaferiado implantado na cidade de São Paulo - Rivaldo Gomes/Folhapress

O megaferiado foi instituído pela Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), como medida de combate contra o coronavírus. A ação busca aumentar a taxa de isolamento social na cidade, principal recomendação de especialistas para evitar a propagação da Covid-19. A ideia é que as pessoas saiam menos de casa por causa dos feriados em sequência.

A gestão Covas afirma que em feriados e fins de semana, o índice de isolamento social costuma crescer, na comparação com dias úteis.

Foram antecipados os feriados de Corpus Christi, que é em junho, para esta quarta, e do Dia da Consciência Negra, celebrado em novembro, para esta quinta (21). Na sexta (22) será ponto facultativo.

A administração municipal tem repetido que 55% de isolamento social é o índice mínimo para evitar a sobrecarga do sistema de saúde da cidade. Na quarta, os hospitais da rede municipal estavam com 92% de lotação de seus leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

Após o anúncio do megaferiado na capital paulista, cidades turísticas, inclusive de outros estados, se movimentaram para impedir que a medida incentivasse a viagem de paulistanos e prejudicasse as medidas de combate ao coronavírus nos municípios.

No entanto, em Santos, cidade do litoral sul de São Paulo, a taxa de isolamento social se manteve estável no primeiro dia de feriado prolongado do paulistano. O índice ficou em 49%, nesta quarta-feira, apenas um por cento a mais que no dia anterior. Nas duas quartas-feiras anteriores a taxa foi de 47% na cidade.

Praia Grande, também na Baixada Santista, é outra cidade que teve pouca alteração nos baixos índices de isolamento social. Os 49% desta quarta-feira, são os mesmos do dia anterior. Nas duas últimas quartas-feiras, a cidade teve isolamento social de 46% e 49%.

São Sebastião, no litoral norte paulista, manteve os bons índice de isolamento social que vem apresentando. A cidade registrou 62%, um por cento a mais que no dia anterior. O número é semelhante aos das duas quartas-feiras anteriores, que apresentaram taxa de isolamento social de 63% e 62%.

Já Ubatuba apresentou queda no isolamento social, mas, mesmo assim, manteve a taxa em níveis considerados altos. Nesta quarta-feira, a cidade registrou 57% de distanciamento social, mesmo número do dia anterior, mas abaixo das quartas-feiras anteriores, 61% contabilizados no dia 13 de maio e 60% no dia 6 de maio.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo vota projeto de lei do governo João Doria (PSDB) que antecipa o feriado de 9 de julho (Revolução Constitucionalista) para a próxima segunda-feira (25). Caso aprovado, a emenda de feriados terá seis dias.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.