Votorantim, Catanduva e Jaboticabal têm maior letalidade entre cidades com baixo isolamento social

A reportagem analisou os dados sobre o novo coronavírus referentes às três últimas quartas-feiras

São Paulo

Entre as 51 cidades que apresentam taxa de isolamento menor que 50%, Votorantim, Catanduva e Jaboticabal são as que possuem a maior letalidade em relação ao novo coronavírus. A reportagem analisou os dados referentes às três últimas quartas-feiras.

Assim como nas cidades do interior, a população da capital paulista também tem burlado a quarentena, o que aumenta o trânsito  e a possibilidade de contágio nas ruas
Assim como nas cidades do interior, a população da capital paulista também tem burlado a quarentena, o que aumenta o trânsito e a possibilidade de contágio nas ruas - Rubens Cavallari - 17.abr.20/Folhapress

A avaliação ocorreu com base nas informações fornecidas pelo sistema de monitoramento do governo do estado de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), e inclui a capital paulista.

Com 35% de letalidade, até o momento, Votorantim possui uma taxa de isolamento social de 49,67% no período observado. Catanduva tem uma letalidade da Covid-19 de 27,3% e um percentual de adesão ao distanciamento social de apenas 40%. Logo na sequência aparece Jaboticabal com letalidade de 23,5% e taxa de isolamento social de 43,33%.

Assis, Lins, Sorocaba, Bragança Paulista, Itatiba, Santa Bárbara d'Oeste e Jundiaí são outros municípios que apresentam alta taxa de letalidade e percentual de adesão ao isolamento social abaixo de 50%.

O governo do estado de São Paulo tem afirmado que seria necessário, idealmente, uma adesão de 70% para evitar um colapso do sistema paulista de saúde. No entanto, admite que 50% seria o valor mínimo para conseguir administrar a situação. Uma taxa menor que 50% é considerada crítica para o quadro de desenvolvimento da Covd-19.

Tabela de isolamento e letalidade no interior de São Paulo
Arte Agora

Flexibilização da quarentena

A quarentena no estado de São Paulo está marcada para ocorrer até o dia 10 de maio. Uma possível flexibilização das restrições ainda está em avaliação pelo governo e levará em conta, justamente, a taxa de adesão ao isolamento e a letalidade da doença em cada região. Além disso, também deverá entrar nessa conta o índice de ocupação das UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) nas localidades.

A Prefeitura de Catanduva, gestão Marta Maria do Espírito Santo Lopes (MDB), afirma que apoia as regras de isolamento social adotadas pelo Governo de São Paulo e que vem editando normas no mesmo sentido, como a obrigatoriedade de uso de máscaras por funcionários e clientes de todos os estabelecimentos considerados essenciais e nos ônibus do transporte coletivo.

Segundo a administração municipal, a adesão inferior a 50% ao isolamento social "tenta ser revertida com campanhas de conscientização nas redes sociais, rádios e, nos próximos dias, em emissoras de televisão. Soma-se a isso os esforços das equipes de fiscalização, da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Municipal, que fizeram várias ações com intuito de orientar o cidadão, bem como autuações em estabelecimentos que insistiram em descumprir as regras".

Cidades como Jundiaí, Jaboticabal e Sorocaba, que apresentam baixa adesão ao isolamento e alta letalidade da doença, foram alguns dos municípios que publicaram decretos liberando, de alguma forma, as atividades locais. Essa flexibilização buscada por alguns prefeitos do interior paulista tem sido barrada pela Justiça do estado.

Coronavírus no interior

A diminuição da adesão ao isolamento no interior do estado ocorre ao mesmo tempo em que acontece um aumento da Covid-19 na região.

Um estudo da Unesp (Universidade Estadual Paulista), divulgado pelo Centro de Contingência de coronavírus em São Paulo, mostra que as cidades consideradas polos regionais, como Campinas, Bauru e São José do Rio Preto apresentam cinco vezes mais chances de disseminação do vírus do que outras cidades menores.

A análise acontece com base na densidade populacional e na conectividade com municípios de cada região.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.