Descrição de chapéu Grande SP

Ex-secretário de segurança de Arujá (SP) é preso suspeito de ajudar criminosos a lavar dinheiro

Segundo polícia, ele facilitava a abertura de empresas de fachada

São Paulo

A Polícia Civil de Guarulhos (Grande SP) realizou uma megaoperação na manhã desta quarta-feira (3), contra suspeitos de envolvimento em lavagem de dinheiro e de integrar uma organização criminosa. Foram expedidos pela Justiça 60 mandados de busca e apreensão e 22 de prisão para a capital paulista e mais 11 cidades.

Jet Ski é apreendido durante operação da Polícia Civil contra lavagem de dinheiro em Guarulhos, na Grande São Paulo
Jet Ski é apreendido durante operação da Polícia Civil contra lavagem de dinheiro em Guarulhos, na Grande São Paulo - Reprodução/TV Globo

Entre os presos está um ex-secretário de Segurança Pública de Arujá (Grande SP). A defesa dele não foi encontrada pela reportagem até a publicação deste texto.

Segundo o delegado Fernando Santiago, do 4º DP de Guarulhos, o ex-secretário facilitava a abertura de empresas de fachada para criminosos realizarem lavagem de dinheiro, proveniente de supostas ações ilegais.

As facilitações aos bandidos, ainda segundo o policial, ocorreram quando o suspeito era secretário de Assuntos Jurídicos de Arujá, posto que ocupou até fevereiro do ano passado, quando assumiu a pasta de Segurança Pública, cargo ocupado até 3 de abril deste ano.

Além da prisões, policiais também apreenderam veículos de luxo e uma moto aquática, na casa de outros suspeitos. O número total de pessoas presas e objetos apreendidos não foi divulgado até a publicação desta reportagem.

Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), gestão João Doria (PSDB), participaram a operação 350 policiais. A ação contou também com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

Resposta

Sobre a prisão de seu ex-secretário, a prefeitura de Arujá, gestão José Luíz Monteiro (MDB), afirmou que vai instaurar uma sindicância interna para apurar a ações do suspeito, durante o período em que ele ocupou as pastas de Assuntos Jurídicos e de Segurança Pública no município.

“Atualmente, ele não integra o quadro de secretariado do Executivo Municipal”, destaca trecho de nota.

A prefeitura ainda afirmou estar à disposição da Justiça para qualquer esclarecimento.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.