Prefeitura reabre cinco unidades do Descomplica SP

Atendimento será agendado pela internet ou por telefone

Fábio Munhoz
São Paulo

A prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), reabriu nesta segunda-feira (8) cinco unidades do Descomplica SP, programa que reúne serviços municipais em diversas áreas. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o funcionamento será parcial e seguindo protocolos de higiene e distanciamento definidos pela Vigilância Sanitária.

As unidades que foram reabertas são as do Butantã, Campo Limpo, Jabaquara, Santana/Tucuruvi e São Mateus. Para que o atendimento seja feito, é preciso agendar previamente pelo telefone 156. Na ligação, será feita uma triagem, de modo a identificar demandas que podem ser solucionadas pela internet.

O Descomplica SP de Campo Limpo, zona sul da capital, foi uma das unidades abertas pela prefeitura nesta segunda-feira
O Descomplica SP de Campo Limpo, zona sul da capital, foi uma das unidades abertas pela prefeitura nesta segunda-feira - Rubens Cavallari - 27.ago.19/Folhapress

Também é possível agendar os serviços pela internet, por meio do site do Descomplica SP. Para isso, é preciso entrar no site https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/ e escolher a opção "agendamento" no menu superior.

O posto do Campo Limpo (zona sul) é o que, neste momento, oferece maior quantidade de serviços, como cadastro único, seguro-desemprego, bilhete único (para idosos e pessoas com deficiência), IPTU e cartão de estacionamento para idoso, entre outros. A unidade fica aberta das 10h às 14h.

Nos demais endereços reabertos, serão feitos exclusivamente atendimentos relacionados ao auxílio emergencial. As unidades Butantã, Jabaquara, Santana/Tucuruvi e São Mateus ficarão abertas das 8h às 17h. Caso haja mudança nos protocolos de saúde, os horários poderão ser alterados.

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia explica que, neste momento, todos os postos de atendimento do Descomplica SP irão operar com somente 20% de sua capacidade total. Na entrada, os munícipes terão a temperatura verificada. Caso alguém esteja com febre, será orientado a visitar uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

Após entrar, um funcionário irá verificar a documentação dos usuários do serviço, conferindo se o agendamento está correto e encaminhando para o atendimento no guichê.

O uso de máscaras é obrigatório, de acordo com decreto publicado pela prefeitura no início de maio. A secretaria acrescenta que os cidadãos serão orientados a manter distância mínima entre os atendentes e os demais munícipes, como forma de minimizar o risco de contaminação.

Descomplica - unidades abertas

Butantã
Serviços disponíveis: auxílio emergencial e seguro-desemprego
Endereço: Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, 201
Horário de funcionamento: das 8h às 17h

Campo Limpo
Serviços disponíveis: cadastro único, seguro-desemprego, bilhete único (idosos e pessoas com deficiência), IPTU, cartão de estacionamento para idoso, entre outros
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 65
Horário de funcionamento: das 10h às 14h

Jabaquara
Serviços disponíveis: auxílio emergencial e seguro desemprego
Endereço: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314
Horário de funcionamento: das 8h às 17h

Santana/Tucuruvi
Serviços disponíveis: auxílio emergencial e seguro desemprego
Endereço: Avenida Tucuruvi, 808
Horário de funcionamento: das 8h às 17h

São Mateus
Serviços disponíveis: auxílio emergencial e seguro desemprego
Endereço: Avenida Ragueb Chohfi, 1.400
Horário de funcionamento: das 8h às 17h

Como agendar o atendimento:

1) Ligue para o telefone 156 e selecione a opção 6 duas vezes
2) Informe o tipo de serviço que precisa (caso seja algo possível de resolver pela internet, os funcionários irão orientar)
3) Agende o serviço e escolha a unidade disponível
4) No dia do atendimento, leve o número do protocolo e os documentos solicitados


Fonte: Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia​

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.