Os 117,7 quilômetros das Ciclofaixas de Lazer da cidade de São Paulo voltarão a funcionar no próximo domingo (19). O retorno acontece com novas medidas de segurança, como uso de máscara e distanciamento. Os circuitos são patrocinados pela Uber. Desde a suspensão do programa e, com a pandemia do novo coronavírus, o serviço estava parado havia mais de dez meses.
Distribuídas em nove pontos da cidade, as Ciclofaixas de Lazer são sinalizadas por cones e agentes de trânsito. Os circuitos funcionam aos domingos e feriados, das 7h às 16h.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), a reativação está de acordo com as orientações das autoridades de saúde. Os percursos terão mensagens de prevenção contra o novo coronavírus.
Em nota, a administração afirma que o uso de máscara é obrigatório para todos, mesmo durante o exercício. É necessário manter distância segura, lavar as mãos sempre que possível e que não haja compartilhamento de garrafas de água ou alimentos. A prefeitura recomenda ainda que, ao chegar em casa, os ciclistas tomem banho e higienizem roupas e equipamentos.
O programa Ciclofaixa de Lazer foi criado em 2009. Dez anos depois, em agosto de 2019, o funcionamento foi interrompido devido o fim da parceria com a Bradesco Seguros, que o patrocinava.
Em junho, a Prefeitura de São Paulo assinou um Termo de Cooperação com a Uber, que passa a patrocinar o funcionamento das ciclofaixas na cidade. A parceria vale por um ano e pode ser renovada.
Confira os trechos
- Paulista/Jabaquara
- Paulista/Centro
- Jabaquara/Parque Ibirapuera
- Parque Ibirapuera/Avenida Sumaré
- Parque Ibirapuera/Parque do Povo
- Parque do Povo/Parque Villa Lobos
- Parque do Chuvisco/Parque do Povo
- Zona norte (Av. General Ataliba Leonel - Parque da Juventude)
- Zona leste (Av. Governador Carvalho Pinto - Shopping Metrô Itaquera)
Pedale com segurança
- Use máscara e capacete
- Mantenha distância segura de outros ciclistas e pedestres
- Higienize as mãos e a bicicleta com produtos adequados
- Verifique as condições dos pneus e freios
- Respeite as normas de trânsito
- Beba água
- Não compartilhe garrafas de água ou alimentos
- Não esqueça do protetor solar
- Ao chegar em casa, tome banho e higienize roupas e equipamentos
Fontes: Prefeitura de São Paulo; Uber
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.