Bicicletários da CPTM voltam ao funcionamento normal em SP

Os 36 locais ficarão abertos no mesmo horário anterior ao início da quarentena da Covid-19

São Paulo

Os 36 bicicletários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) voltaram a funcionar normalmente na última quarta-feira (15), depois que 23 deles ficaram temporariamente fechados por causa da pandemia provocada pelo coronavírus.

Segundo a companhia, sob a gestão de João Doria (PSDB), o horário de funcionamento continua das 4h à meia-noite durante todos os dias, inclusive aos fins de semana. A CPTM diz que o ciclista só pode acessar o bicicletário se estiver usando máscara.

Afirma também que os locais onde se pode guardar as bicicletas são higienizados diariamente para oferecer segurança aos usuários.

A CPTM reabriu os bicicletários das estações de trem de São Paulo. Os 36 locais já funcionam no mesmo horário anterior ao início da quarentena - Rivaldo Gomes/Folhapress

De 24 de março até a última quarta, apenas 13 bicicletários, os mais movimentados da rede de trens, estavam em funcionamento, por meio da “Operação Monitorada”. A reabertura dos demais veio após uma avaliação, segundo a companhia.

“Neste momento observamos que era seguro reabrir estes espaços tão importantes para a população, mas reafirmamos que todas as medidas de segurança devem ser adotadas e respeitadas por todos”, afirma, em nota, o presidente da CPTM, Pedro Moro.

Além dos bicicletários, o ciclista tem autorização para transportar sua bicicleta nos trens da companhia em horário ampliado, das 10h às 16h e após as 21h, até o fechamento das estações, no dias de semana. Durante o fim de semana, o acesso é permitido em qualquer horário.

Bicicletários no metrô

As estações administradas pelo metrô contam com 1.300 vagas para o estacionamento de bicicletas, segundo a companhia. São disponibilizados paraciclos em 25 estações e bicicletários em outras quatro.

Além disso, a empresa permite o transporte de bicicletas nos trens de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h e após às 21h e até o encerramento da operação comercial, a meia-noite. Aos sábados, domingos e feriados o acesso pode ser feito durante todo o dia.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.