Governo de SP anuncia compra de 2,5 mil câmeras portateis para filmar ações policiais

Utilização dos aparelhos começa no próximo dia 1º de agosto, na região central da capital

São Paulo

O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira (22), a abertura de pregão internacional para compra de 2.500 câmeras. Os equipamentos serão usados acoplados aos coletes de policiais militares. A data para compra não foi anunciada.

A medida ocorre depois que diversos casos de violência policial contra pessoas negras vieram a público recentemente. O governo estadual pretende que os policiais militares passem a utilizar os aparelhos durante as abordagens.

A Polícia Militar irá usar câmeras nos coletes dos policiais para registrar ações e abordagens cotidianas - Ronny Santos/ Folhapress

A ampliação acontece, porém, com cerca de um ano de atraso da previsão inicial e não deve incluir nenhuma das unidades conhecidas pela alta letalidade em suas ações.

Segundo a gestão, será feito um investimento anual de R$ 7 milhões nos aparelhos. A Secretaria de Segurança Pública já conta com 585 câmeras corporais que passarão a ser usadas pela Polícia Militar.

A utilização do equipamento deverá começar a partir do próximo dia 1º de agosto. Cerca de 2.000 policiais militares de três batalhões da cidade de São Paulo — (11º e 13º, no centro) e 37º (na zona sul)— vão revezar o uso das cerca de 500 câmeras que já estão disponíveis que serão acopladas no uniforme para que as ações dos agentes possam ser gravadas com áudio e vídeos.

A meta, segundo a PM, é equipar todo o efetivo estadual com cerca de 15 mil câmeras, até 2023. “Todos terão a oportunidade de ver como funciona a bodycam no projeto denominado Olho Vivo. A utilização dos equipamentos tem como objetivo evitar eventuais abusos e registrar também desacatos e atos de violência cometidos contra policiais”, declarou Doria.

Segundo o governador, “a iniciativa vai, sim, reduzir muito o nível de violência de poucos policiais que cometem excessos. Nós vamos preservar a maioria expressiva da PM, que cumpre seu dever e sua obrigação de forma exemplar”, destacou Doria.

O edital com regras e procedimentos do pregão será publicado na edição desta quinta (23) do Diário Oficial do Estado. De acordo com a administração estadual, a iniciativa vai ampliar o uso de câmeras portáteis durante o patrulhamento e garantir mais transparência às ações policiais. Ainda segundo o governo de SP, o sistema é similar ao já adotado pelas forças de segurança dos EUA.

Texto divulgado pela gestão paulista afirma que as câmeras terão capacidade para captar som e imagens e serão "acopladas aos uniformes dos policiais e acionadas em todas as abordagens, fiscalizações, buscas, varreduras, acidentes e demais interações com o público".

Os dados serão registrados em um sistema de armazenamento na nuvem e "podem ser acessados remotamente por autoridades de segurança e judiciais sempre que necessário", diz o texto.

O equipamento será ligado pelos próprios policiais, sempre que forem acionados para atender uma ocorrência, diz o coronel Robson Cabanas Duque, gerente do projeto de câmeras operacionais portáteis.

Caso um PM não acione o equipamento, ele pode ser punido administrativamente, afastado das ruas ou até mesmo ser expulso, de acordo com o oficial.

As câmeras serão mantidas nos coletes à prova de balas e terão autonomia de 11 horas em cada uma das duas baterias levadas pelos agentes.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.