Polícia prende 13 suspeitos de desviar cloro da água da Sabesp

Operação cumpriu 27 mandados de busca e apreensão na capital, Grande São Paulo e interior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma operação da Polícia Civil desarticulou uma quadrilha que desviada cloro da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Os agentes prenderam nesta terça-feira (14) 13 suspeitos de participação no crime, sendo que dois deles também vão responder por outros delitos.

A Polícia Civil realizou, nesta terça-feira (14), operação contra desvio de hipoclorito de sódio que pertence a Sabesp - Reproducao/TV Globo

A polícia cumpriu 13 dos 15 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão. Além da cidade de São Paulo, a operação também atuou em Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Guarulhos, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra .

O inquérito apura crimes de furto, receptação e organização criminosa. Além do hipoclorito de sódio, também houve desvio de outros derivados químicos.

O hipoclorito de sódio desviado da Sabesp é utilizado para fazer produtos de limpeza. Com a pandemia, a demanda por estes materiais tem sido grande já que esses produtos são utilizados como forma de combate ao novo coronavírus.

O cloro é usado no tratamento de água para eliminar vírus e bactérias. A companhia é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos em cerca de 370 cidades do estado de São Paulo.

A adição de cloro é uma das etapas do tratamento da água e seu uso é dosado, segundo a companhia, durante o processo, que corrige a quantidade necessária do produto e os níveis de potabilidade.

A Sabesp, por meio de nota, afirma que “vai acompanhar as investigações e os desdobramentos do caso e tomará todas as medidas judiciais para ressarcimento de eventuais prejuízos junto a esses fornecedores”.

“A água distribuída é analisada em laboratórios com ensaios acreditados pelo Inmetro, o que assegura a qualidade da água fornecida aos clientes, sem riscos para o consumo”, diz a nota.

Ainda segundo a Sabesp, para esse controle, são realizados 90 tipos de testes e mais de 90 mil análises mensais que aferem turbidez, cor, cloro, coliformes totais, dentre outros. "Esses resultados são enviados ao Ministério da Saúde e à Vigilância Sanitárias dos municípios".

A companhia diz que já solicitou acesso ao inquérito policial e abriu procedimento interno para investigação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.