Descrição de chapéu Zona Leste Coronavírus

Quase 30% testam positivo para Covid-19 em ação na zona leste de SP

Testagens foram feitas para que governo crie medidas de enfrentamento ao novo coronavírus em regiões com maior vulnerabilidade social

São Paulo

Quase 30% de 3.593 testes rápidos da Covid-19 deram positivo no bairro União Vila Nova, que fica no distrito de Jacuí, zona leste da capital paulista, segundo a Secretaria Estadual da Habitação.

Os resultados parciais foram divulgados nesta sexta-feira (17). Os testes rápidos ocorreram entre terça e quarta-feira (15).

A região foi escolhida por ser um dos bairros com a maior incidência da Covid-19, na capital paulista, considerando as regiões de maior vulnerabilidade social do município.

Segundo Fernando Marangoni, secretário executivo da Habitação, 5% das pessoas tiveram a Covid-19, mas já se recuperaram, 29% estão contaminadas, 63% testaram negativo e 3% tiveram resultados inconclusivos.

“Esse número [29%] de casos confirmados é significativo. Ele demonstra, também, que realizamos os testes no lugar certo, para que ações nesta região sejam planejadas”, explicou. Quem testou positivo, no teste rápido, foi submetido ao teste chamado PCR, para contraprova, nesta quinta e sexta.

Moradores da zona leste são testados para a detecção do coronavírus. Segundo resultados parciais, divulgados nesta sexta-feira (17), quase 30% testaram positivo para a Covid-19 no distrito da Vila Jacuí - Rivaldo Gomes/Folhapress

Pessoas comprovadamente infectadas com o vírus, disse ainda Marangoni, passam “imediatamente” por uma consulta médica na UBS (Unidade Básica de Saúde) da região, entrando para o programa de monitoramento de saúde municipal e ficando também em isolamento, por no mínimo 14 dias. “Essas pessoas são acompanhadas por profissionais de saúde da região, incluindo seus parentes”, afirmou o secretário.

O mapeamento das áreas vulneráveis da capital paulista, com alta incidência de morte pelo novo coronavírus, foi realizado pela Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo e levou em consideração dados epidemiológicos como número de óbitos e de casos registrados, além dos fatores sociais de cada bairro.

Na próxima semana, o governo pretende realizar o mesmo tipo de testagem na Brasilândia (zona norte) e em Santo André (ABC). As datas ainda serão confirmadas.

Os dados serão compartilhados com os outros órgãos estaduais e com as prefeituras que participarem futuramente das ações. "O mapeamento permite verificar com mais precisão quais localidades dentro dos bairros estão sendo atingidas pela doença ", afirmou o secretário, em entrevista ao Agora na quarta-feira (15).

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.