Descrição de chapéu Zona Sul

Passageiro reclama de agressão de seguranças por estar sem máscara no metrô de SP

Imagens gravadas por testemunhas com celular mostram rapaz com braço imobilizado

São Paulo

Imagens feitas com celular mostram um homem ferido e algemado, no mezanino da estação Ana Rosa, da linha 1-azul do metrô, por volta das 17h desta sexta-feira (16), na zona sul da capital paulista.

Segundo uma testemunha, o homem, teria sido abordado por seguranças por estar sem máscara -- desrespeitando protocolos sanitários e decreto estadual. O item, de acordo com o registro, estava no queixo dele.

Nas imagens ele, imobilizado, reclama da abordagem dos seguranças. “Que que eu fiz de errado? Só porque não coloquei uma máscara?”. O uso do item de proteção, no transporte público de São Paulo, é obrigatório desde 4 de maio, por causa da pandemia da Covid-19.

O homem, ainda segundo a testemunha, teria sido agredido pelos agentes e, após ser algemado, teve um dos braços torcidos pelos seguranças que o abordaram. A situação gerou aglomeração de passageiros, que começaram a defender o rapaz e a exigir sua soltura.

Homem agredido seguranças Metrô
Homem não identificado conversa, algemado, com segurança do Metrô. Ele teria sido agredido por agentes, na tarde desta sexta-feira (16), quando supostamente circulava, pela estação Ana Rosa, da linha 1-azul, sem máscara de proteção - Reprodução

Um segurança, ainda de acordo com o registro feito com celular, pede para que as pessoas deixem o local. Ele é vaiado pelos passageiros, que afirmam aos gritos que o homem abordado “não é bandido”.

Em seguida, ainda de acordo com as imagens, o agente fala com uma mulher, que afirma ter presenciado a abordagem. Ela diz que o homem foi agredido por estar sem máscara e, durante a interpelação, ele alegou faltar ar.

Após isso, o agente diz que os seguranças do Metrô “tem poder de polícia” e que, por isso, levaria o homem à delegacia, para esclarecer a situação.

Resposta

O Metrô afirmou que o homem foi abordado por agentes da estação Ana Rosa, da linha 1-azul, que teriam o orientado "repetidas vezes" para usar máscara. O passageiro estava no mezanino da estação. "O uso de máscara no sistema metroviário de São Paulo é obrigatório", diz trecho de nota.

Ainda de acordo com o Metrô, o passageiro foi levado à delegacia, "que vai apurar os fatos". O distrito policial para onde o caso foi encaminhado, porém, não foi informado -- da mesma forma sobre eventuais medidas a serem tomadas com os seguranças que supostamente agrediram o homem.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.