Descrição de chapéu Coronavírus

Shoppings da capital paulista ficam abertos mais tempo a partir deste sábado (10)

Governo anunciou início da fase verde para 76% da população do estado de São Paulo; cinemas e teatros também voltam a receber público

São Paulo

Os shoppings centers da capital paulista passam a funcionar entre as 10h e 22h, a partir deste sábado (10), quando entra em vigor na cidade a fase verde do Plano São Paulo, conforme anunciado pelo governador de SP, João Doria (PSDB), nesta sexta-feira (9).

Os cinemas e teatros voltam a receber público, também a partir deste sábado. Esta etapa do plano permite a reabertura, controlada, de quase todas as atividades, sendo a penúltima etapa da quarentena decretada em decorrência da pandemia de Covid-19.

Sobre shoppings centers, o governo estadual afirma que poderão funcionar até 12 horas por dia, da mesma forma que todos os setores liberados na fase verde. Porém, a Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas(PSDB), afirma em nota que estes locais poderão funcionar por até dez horas na cidade.

Os shoppings reabriram ao público paulista, em 11 de junho, com restrição de horário, podendo funcionar, na época, somente entre 16h e 20h. Os locais estavam fechados desde a decretação da quarentena no estado, ocorrida em março. ​

Além de cinemas e teatros, a gestão da capital paulista confirmou que estão liberados ao público casas de show, circos, espaços multiuso (sociais e culturais), museus, galerias e bibliotecas. "Os protocolos com o setor já foram assinados pelos representantes das categorias e publicados no Diário Oficial da Cidade", diz trecho de nota.

A prefeitura ressaltou que a reabertura dos espaços culturais será gradual. Neste primeiro momento a ocupação máxima será de 60% da capacidade do equipamento, com limite máximo de 600 pessoas, respeitando normas de higiene e prevenção.

Festas, baladas e participação de público em eventos esportivos ou que promovam grande aglomeração de público continuam proibidos. O governo reforça ainda que, apesar da flexibilização, protocolos sanitários devem ser mantidos como distanciamento, uso de máscaras e a higiene constante das mãos.

"Caso os números voltem a aumentar, a cidade poderá voltar as fases anteriores do Plano São Paulo, inclusive retrocedendo a fase vermelha", alerta a prefeitura .

Além da capital, entraram na fase verde a Grande SP e regiões da Baixada Santista, Campinas (93 km de SP), Piracicaba (160 km de SP), Sorocaba (99 km de SP) e Taubaté (140 km de SP).

“Agora, 76% da população do estado segue para a fase verde do Plano São Paulo, incluindo a capital. Essas regiões terão um pouco menos de restrições no seu dia a dia, de acordo com as indicações do Plano São Paulo”, afirmou o governador, em coletiva de imprensa, nesta sexta.

Poltronas das salas do Cinépolis, no shopping JK, na zona oeste de SP, com lugares interditados para evitar aglomeração de pessoas - Ronny Santos/Folhapress

Esta é a primeira vez em que a fase verde é decretada pelo governo, sendo a penúltima etapa, mais branda, de uma escala de cinco momentos de prevenção propostos pelo Plano São Paulo.

A nova fase, segundo o governo estadual, dura entre este sábado e 16 de novembro. “Na fase verde, o rol de permissões para atendimento presencial com restrições de acesso e protocolos sanitários é ampliado para atividades culturais, convenções e eventos sociais ou de negócios”, diz trecho de nota.

A gestão Doria acrescentou ainda que as regiões de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto prosseguem na etapa amarela. Já a região de Barretos teve piora nos índices de avanço da pandemia, regredindo por isso para a fase laranja.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.