Descrição de chapéu chuva clima

Chuva provoca morte e desabamentos no interior de São Paulo

Ocorrência foi na tarde desta quarta-feira (18) em Brotas (260 km de SP); em outras cidades paulistas, houve prejuízos

São Paulo

O forte temporal que atingiu o estado nesta quarta-feira (18) provocou a morte de uma mulher na cidade de Brotas (260 km de SP). A vítima, que não teve a identidade revelada, foi atingida por um muro que desabou em consequência da chuva e morreu na hora.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 16h30 na avenida Mário Pinotti, no centro. Outra pessoa que estava com ela também foi atingida. Ela foi resgatada e levada em estado grave para o hospital Santa Therezinha, na mesma cidade. Não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.

As chuvas desta semana provocaram outros problemas no estado. Na terça-feira (17), um temporal com chuva de granizo e ventos atingiu Capivari (107 km de SP) e Indaiatuba (102 km de SP) e provocou quedas de árvores e da fiação elétrica, destelhamento de casas e alagamentos de ruas. As fortes chuvas, que não duraram mais do que meia hora, também derrubaram coberturas metálicas de dois postos de combustíveis, um em cada município.

Vários serviços públicos foram temporariamente suspensos, principalmente na área da saúde. As limpezas de praças e da rodoviária, além de desobstrução de ruas foram realizadas ao longo desta quarta-feira.

Teto do posto de combustível caiu com a chuva entre esta terça-feira (17) e quarta (18) em Indaiatuba (SP) - Reprodução/EPTV

Em Capivari, segundo a prefeitura, choveu em apenas 20 minutos, 50 milímetros, o que equivalem a 50 litros de água por metro quadrado. Também houve a queda de energia elétrica em quase 80% da cidade, principalmente na área central. As unidades básicas de saúde perderam todas as vacinas por conta da falta de luz.

Parte do telhado da rodoviária de Capivari foi arrancada com a força do vento. Próximo dali, um centro de saúde teve alguns serviços afetados, como a coleta de sangue.

O diretor da Defesa Civil de Capivari, Júlio Capóssoli Neto, afirmou que os ventos chegaram a 150 km/h. Segundo a administração municipal, cerca de 60 árvores caíram e 50 casas ficaram destelhadas.

"No momento, duas famílias estão desalojadas e não há registro de vítima. Equipes trabalham para o restabelecimento da energia após a queda de duas torres de transmissão. Outras para o abastecimento de água, que será normalizado o quanto antes possível", diz nota enviada pela prefeitura.

Em Indaiatuba, segundo a prefeitura, foram registrados 29,1 milímetros de chuva na noite da terça-feira. Até o momento, não há confirmação de vítimas. Ao menos 170 funcionários trabalham para normalizar a situação na cidade, com 30 árvores caídas e cerca de dez imóveis destelhados. Uma família teve de deixar a casa e está temporariamente acolhida pelos familiares.

A falta de energia e a força dos ventos também deixaram semáforos inoperantes. Placas de trânsito e indicativas foram arrancadas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Indaiatuba, Paulo Cesar Feijão, o maior problema registrado foi o vendaval e não o volume de água.

Alerta para tempestades

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) manteve alerta para tempestade com grau de perigo no estado de São Paulo por 24 horas, das 11h desta terça-feira às 11h desta quarta (18).

Segundo o instituto, há previsão de pancadas de chuva na cidade de São Paulo na tarde e na noite desta quarta.

O tempo também deverá continuar nublado e chuvoso nesta quinta (19) e sexta (20) na capital paulista, com temperatura que deve oscilar entre 14ºC e 20ºC. O sol só deverá aparecer no sábado, de acordo com o Inmet.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.