Cidades mais populosas do estado de São Paulo —com exceção da capital—, Guarulhos (Grande SP) e Campinas (93 km de SP) vão às urnas neste domingo (29) com cenário ainda indefinido, segundo pesquisas realizadas pelo Ibope. Outras 13 cidades paulistas, além da capital, também definem em segundo turno quem será o prefeito eleito para os próximos quatro anos de mandato.
Em Guarulhos, a última pesquisa Ibope, feita entre segunda (23) e quarta-feira (25), aponta o favoritismo do atual prefeito Guti (PSD) sobre Elói Pietá (PT). A diferença entre os dois é de 12 pontos percentuais (56% a 44%), segundo o instituto.
A pesquisa apontou que praticamente um em cada cinco eleitores não tem candidato —14% pretendem votar em branco ou anular e 4% não sabem ou preferiram não responder. O levantamento foi registrado no TSE sob número SP-07197/2020 e ouviu 805 pessoas, com margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.
Já na maior cidade do interior paulista, Dario Saadi (Republicanos) chega a este domingo com uma vantagem de 10 pontos percentuais sobre o adversário Rafa Zimbaldi (PL) —55% a 45% das intenções de voto em Campinas, segundo pesquisa entre sexta (27) e sábado (28), registrada sob número SP-05045/2020, com 602 eleitores.
Em Ribeirão Preto (300 km de SP), a disputa é entre o atual prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e Suely Vilela (PSB). A pesquisa Ibope realizada entre sexta e sábado mostra o tucano com 61% e Suely Vilela com 39% dos votos válidos. Foram ouvidos 504 votantes, com registro SP-09769/2020.
Também no interior, haverá segundo turno em Bauru, Franca, Limeira, Piracicaba, Sorocaba e Taubaté.
Duas cidades da Baixada Santista também escolhem neste domingo seus futuros prefeitos. Em Praia Grande (71 km de SP), a disputa será entre Raquel Chini (PSDB) e Danilo Morgado (PSL). Já em São Vicente (65 km de SP), brigam pelo posto Solange Freitas (PSDB) e Kayo Amado (Podemos).
Diadema e Mauá fecham a disputa por prefeituras do ABC
Dois municípios do ABC fecham as eleições deste ano na região. Em Mauá, o atual prefeito Átila tenta se manter no cargo em um duelo com Marcelo Oliveira (PT). Em Diadema, José de Filippi Júnior (PT) briga para retornar ao posto contra Taka Yamauchi (PSD). Além das duas cidades e de Guarulhos, mais dois municípios da Grande SP também vão às urnas neste domingo. Em Taboão da Serra, a disputa terá Engenheiro Daniel (PSDB) e Aprigio (Podemos). Em Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB) busca a reeleição contra Caio Cunha (Podemos).
2º turno | Disputa pelo estado
Bauru
Suéllen Rosim (Patriota)
Dr. Raul (DEM)
Campinas
Dario Saadi (Republicanos)
Rafa Zimbaldi (PL)
Diadema
José de Filippi Júnior (PT)
Taka Yamauchi
Franca
Flávia Lancha (PSD)
Alexandre Ferreira (MDB)
Guarulhos
Guti (PSD)
Elói Pietá (PT)
Limeira
Mario Botion (PSD)
Murilo Felix (Podemos)
Mauá
Átila (PSB)
Marcelo Oliveira (PT)
Mogi das Cruzes
Marcus Melo (PSDB)
Caio Cunha (Podemos)
Piracicaba
Barjas Negri (PSDB)
Luciano Almeida (DEM)
Praia Grande
Raquel Chini (PSDB)
Danilo Morgado (PSL)
Ribeirão Preto
Duarte Nogueira (PSDB)
Suely Vilela (PSB)
São Vicente
Solange Freitas (PSDB)
Kayo Amado (Podemos)
Sorocaba
Rodrigo Manga (Republicanos)
Jaqueline Coutinho (PSL)
Taboão da Serra
Engenheiro Daniel (PSDB)
Aprigio (Podemos)
Taubaté
Saud (MDB)
Loreny (Cidadania)
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.