Hospital da zona leste de SP alerta sobre aumento de internações

Em comunicado, Santa Marcelina diz que média de casos de Covid cresceu nas últimas semanas

São Paulo

Em meio à alta de internações por Covid-19, o Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, zona leste, publicou comunicado em seu site e em suas redes sociais afirmando que a unidade também tem registrado aumento de internações.

"Os números superam a média de internações contabilizadas diariamente nas últimas semanas", diz o texto, sem especificar quantos novos casos têm chegado.

Com os novos números, o hospital alerta no comunicado para a importância de medidas de prevenção contra a doença.

Nesta sexta (20), as áreas dedicadas ao atendimento do SUS e de convênios não estavam cheias. A nutricionista Caroline Gasparini, 22 anos, porém, tentava, pela segunda vez, que o avô, Antônio Gasparini, 77, que tem câncer, fosse internado.

"Na terça [17] ele estava com falta de ar. Fizemos alguns exames e o médico queria internar, mas, como estava com a internação lotada, não conseguimos que ele ficasse", disse.

Segundo levantamento de pesquisadores da Unesp e da USP, que monitoram o avanço da pandemia no estado, hospitais municipais de São Paulo tiveram alta de 9% nas internações na segunda semana de novembro. Na rede particular, Sírio-Libanês, Albert Einstein, Vila Nova Star, Oswaldo Cruz, HCor e São Camilo também registraram alta no número de internações.

O aumento já é sentido na rotina das equipes médicas de hospitais, diz Eder Gatti, infectologista e diretor do Simesp (Sindicato dos Médicos de São Paulo).

"A gente imagina que esse aumento esteja acontecendo pelo afrouxamento das medidas de isolamento social e proteção. Por isso pode acontecer maior procura dos serviços e demandar uma maior quantidade de leitos", afirma o médico.

O Agora procurou o hospital ao longo desta sexta para questionar sobre o comunicado e sobre dificuldade para internação. Foram quatro emails para a assessoria de imprensa, sem resposta.

A reportagem também telefonou várias vezes para os telefones fixos e celular da assessoria, mas ninguém atendeu. Numa ligação para o contato geral do hospital, a chamada foi encaminhada para a assessoria, mas caiu.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.