Descrição de chapéu Zona Norte

Professor é assaltado durante aula online e alunos assistem ao roubo ao vivo; veja vídeo

Crime foi testemunhado em tempo real por 20 estudantes de contabilidade; dois adultos foram presos e três menores, apreendidos

São Paulo

Um professor de contabilidade, de 51 anos, foi assaltado no momento em que dava aula online, por volta das 19h20 desta quarta-feira (4), em sua casa, na zona norte da capital paulista. O roubo foi transmitido ao vivo para 20 alunos. A polícia foi chamada e dois homens foram presos e três adolescentes acabaram apreendidos pelo crime.

A reportagem teve acesso ao registro da aula online. Por volta das 19h20, o professor explicava uma questão aos alunos, quando foi interrompido bruscamente por criminosos, sendo que um deles tapa a boca do educador e lhe dá uma gravata no pescoço.

Durante a violenta ação do roubo, É possível ouvir um dos ladrões perguntando “onde está o dinheiro”, além de afirmar que o crime “é fita dada”, ou seja, alguém informou aos bandidos sobre a eventual presença de grana e objetos de valor na casa.

O professor afirmou ao Agora que, enquanto era rendido por ao menos três ladrões, no térreo do sobrado, sua filha de 23 anos também foi abordada e imobilizada pelos criminosos. A mulher está grávida de oito meses, de seu primeiro filho. Nenhuma das vítimas percebeu quando os criminosos pularam o portão e arrombaram a porta da sala.

Pai e filha foram mantidos na cozinha da residência, onde o professor dava aula antes do início do assalto. Ele foi amarrado, com o fio do carregador de seu notebook, e teve a cabeça coberto por um lençol. Já sua filha não foi amarrada, mas teve a cabeça coberta por um pano.

“Ele [ladrão] perguntava onde estava o dinheiro, mas não tinha o que eles queriam em casa. Chegou a um ponto em que ele tirou o lençol do meu rosto, me encarou e chegou a me ameaçar”, diz.

Os criminosos não perceberam que a vítima dava aula, quando foi abordada. Além dos 20 alunos, um representante da faculdade também acompanhava o curso. “Chegaram a divulgar, errado, que meus alunos chamaram à polícia. Mas na verdade foi a escola, pois eles têm meu endereço”, explicou o educador.

O professor destacou que os ladrões estavam nitidamente atrapalhados, sem saber como conseguir o dinheiro que não existia na casa. "Dava para ver, eram desorganizados, o que é pior ainda."

A ação durou aproximadamente 20 minutos, tempo de a Polícia Militar chegar ao local, provocando movimentação na casa. “Eu estava quieto. Aí, senti que alguém tirou o lençol de minha cabeça e vi que era um PM”, disse o professor.

Um professor de contabilidade foi assaltado no momento em que dava uma aula online, por volta das 19h20 desta quarta-feira (4), em sua casa, na zona norte da capital paulista. Ação foi transmitida pela internet para os alunos, que chamaram a polícia, que prendeu a quadrilha

Um adolescente, 16 anos, foi apreendido em frente à residência da vítima, quando saía da casa. Dois homens, de 21 e 18 anos, e mais dois menores, ambos com 16 anos, foram presos no quintal da casa quando tentavam pular o muro. Um homem, de 18 anos, foi abordado na rua e levado à delegacia. Por falta de provas, ele foi solto em seguida. A defesa de nenhum dos suspeitos foi localizada até a publicação desta reportagem.

Com os criminosos, a PM recuperou dois celulares, dois relógios, um cinto, óculos escuros e cerca de R$ 300. Os objetos estão avaliados em quase R$ 8.000, conforme registrado em boletim de ocorrência no 13º DP (Casa Verde), onde o caso foi registrado como roubo e corrupção de menor.

A filha do professor passou mal, sentindo contrações, logo após o assalto. Ela foi encaminhada ao hospital e liberada em seguida. O educador destacou que a aula interrompida era a preparação para um teste, neste domingo (8).

O professor afirmou que foi a segunda vez que ladrões entram em sua residência. A primeira foi há cerca de nove anos.

Estatísticas

De acordo com as estatísticas da SSP (Secretaria da Segurança Público), da gestão João Doria (PSDB), foram registrados 765 assaltos na região da casa do professor, na zona norte de São Paulo, entre janeiro e setembro deste ano, representando quase três casos diários, considerando o período. Já no mesmo período do ano passado, foram ao menos 990 roubos na região.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.