Descrição de chapéu trânsito

Recapeamento impede passagem de ônibus em túnel da zona oeste de SP

Novo asfalto elevou o nível da pista, na Lapa, e deixou veículo preso; 14 linhas tiveram itinerário alterado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O recapeamento do asfalto em um trecho da avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na Lapa, zona oeste, trouxe problemas para o trânsito de ônibus da região. A reforma, feita na quarta-feira (4), elevou o nível do asfalto no início da via, um trecho que passa sob os trilhos da linha 8-Diamante da CPTM.

Com isso, não há espaço vertical para o trânsito de veículos altos, especialmente na saída mais próxima da rua Gago Coutinho. Na quarta-feira, um ônibus ficou preso no túnel e, desde então, fiscais de empresas de ônibus ficam no local para evitar que a situação se repita.

A vendedora Adriana Rufino, 42, que trabalha em frente, presenciou a situação. "O asfalto estava precisando do recapeamento mesmo, mas não era pra ter sido assim. O ônibus ficou entalado e qualquer coisinha que acontece aqui atrapalha muito", afirma ela.

Dois fiscais, que não quiseram se identificar, afirmaram que o local recebe esse reforço desde o primeiro dia. Segundo eles, naquela manhã a empresa foi informada sobre o ônibus que não conseguiu passar e deslocou a equipe. Três dias depois, dizem, há poucos casos de motoristas desavisados tentando passar pelo túnel.

Recapeamento de túnel na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na Lapa, deixou nível da via mais alto, impedindo o trânsito de ônibus - Folhapress

Pelo local, passavam nove linhas da SPTrans (São Paulo Transporte), que atendem cerca de 23 mil pessoas diariamente, e outras cinco da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).

No sentido centro, a mudança dos itinerários deixou seis pontos desatendidos. No sentido bairro, sete linhas deixaram de passar em quatro pontos, e outras duas não estão passando em dois.

Luciana Martins, 50, foi uma das que teve a rotina alterada com o problema no túnel. Para sair do trabalho, a corretora de imóveis tem que andar cerca de 1,5 km para pegar o ônibus Vila Piauí, na rua Gago Coutinho.

"Tenho que andar até aqui, e isso está atrapalhando muito. O ônibus dá mais volta, é mais cansativo", ela diz. Sem informação na região, no primeiro dia da mudança ela ficou no ponto antigo esperando por um longo período.

Falta de informação também é o problema da aposentada Maria Leite, 67. "Espero que hoje ele passe [no ponto da rua Gago Coutinho]. Não sei o que aconteceu e por quanto tempo."

RESPOSTA

A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), diz que a SMSUB (Secretaria Municipal das Subprefeituras) e a SMT (Secretaria Municipal de Transportes) ainda avalia o que será feito para que os ônibus voltem a circular no local. A gestão não informou qual o prazo para isso ser definido.

Segundo a nota enviada, o local recebeu uma obra de drenagem para solucionar o "problema histórico" de alagamento. "Os serviços executados seguiram o padrão técnico indicado para o local, eliminando acúmulo de água."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.