Saiba como pesquisar sobre seu candidato

Plataforma do TSE disponibiliza informações sobre prestação de contas e histórico criminal

São Paulo

Faltando pouco mais de uma semana para as ir às urnas, os eleitores que ainda não escolheram em quem votar para prefeito e vereador devem se apressar para conhecer mais sobre os candidatos. O mesmo vale para quem já se decidiu, mas ainda não tem tantas informações sobre o escolhido.

Pela internet, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza a plataforma DivulgaCand. Por lá, é possível acessar todas as informações a respeito das candidaturas, como dados pessoais (nome, idade, profissão, formação acadêmica), prestação de contas, declaração de bens e certidão criminal.

No caso dos candidatos a prefeito, a ferramenta também contém a proposta de governo, além das informações completas do vice. É possível verificar se o postulante já participou de outras eleições, além de verificar o desempenho em pleitos anteriores.

Doutoranda em ciência política pela USP, a professora Joyce Luz, da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) destaca a importância de o eleitor fazer uma pesquisa detalhada sobre quem está concorrendo. "A gente não conhece tudo sobre um candidato. Eles sempre vão querer falar o melhor deles, fazer a boa propaganda", diz.

A especialista compara essa pesquisa com o procedimento feito pelos recrutadores durante o processo seletivo para uma vaga de trabalho. "Quando vamos procurar emprego, as pessoas analisam nosso currículo, vão atrás das informações colocadas para checar se são verdadeiras. Agora é a gente quem está no papel de chefe", acrescenta.

Para quem não quiser ou não tiver tempo de verificar a plataforma do TSE, a professora orienta que se faça, pelo menos, uma busca em sites de pesquisa da internet. Segundo ela, esse processo é mais efetivo no caso dos candidatos a prefeito, que acabam recebendo mais destaque pela imprensa.

"Procure entrar nos portais de notícias, ver quais foram as declarações, quais as reportagens em que o candidato já apareceu, o que de fato ele fez, quais as ações que ele fez para melhorar a vida do cidadão", orienta.

Eleitor deve conhecer papel dos políticos e acompanhar mandatos

Além da pesquisa sobre a vida e o histórico dos candidatos, a professora Joyce Luz, da FESPSP, deve se informar sobre qual é, exatamente, o papel dos prefeitos e vereadores. O objetivo é saber se o que o político está prometendo é, de fato, de sua atribuição.

"Vemos candidatos a vereador dizendo que vão fazer algo que não é de sua competência. Por exemplo, quando diz que vai construir uma escola no bairro. Essa é uma competência do prefeito. Ele [vereador] pode ficar no pé, levar a demanda ao prefeito, mas não construir", explica.

Segundo o TSE, o papel do vereador é elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do prefeito. "São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as normas a serem aplicadas no município, principalmente sobre matérias que envolvam impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade", diz o tribunal.

Ao prefeito, diz o TSE, cabe "zelar pela boa administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, além de exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social".

A professora Joyce Luz acrescenta que também é importante que o eleitor anote em quem votou e, posteriormente, acompanhe seu mandato. "Se eu acompanho quem eu votei, eu posso, como eleitora, ficar cobrando, bater à porta dele e pedir para que ele acione o prefeito para garantir mais médicos, por exemplo. Posso entrar em contato nos canais da prefeitura e pedir para o prefeito resolver um problema que ele prometeu e não resolveu", complementa.

Como pesquisar

>> Pela plataforma DivulgaCand

- Acesse o site http://divulgacandcontas.tse.jus.br/

- Escolha a sua região e o estado e clique em "candidatos"

- Procure seu município na lista ou digite o nome no campo de busca

- Na seta do lado esquerdo da página, selecione o que quer pesquisar: candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador

- Será exibida a lista de candidatos. A relação mostra o nome de urna, nome completo, número, partido, coligação (se houver) e a situação da candidatura: deferida, indeferida, indeferida com recurso ou renúncia

- Clique sobre o nome do candidato a ser pesquisado. Se quiser procurar alguém específico, digite o nome no campo de buscas para facilitar o processo

- Após escolher o candidato, irá aparecer uma página com a foto e o nome dele, além de informações como partido, número e profissão

- Se o candidato estiver concorrendo para prefeito, o plano de governo estará disponível do lado direito da página, destacado com a cor amarela. A foto do vice estará à esquerda, um pouco abaixo

- Ficha criminal: no canto superior direito da página estão as certidões criminais em primeiro e segundo grau das justiças Federal e Estadual. Se o candidato for ficha limpa, os documentos indicarão que não constam processos contra ele até o momento.

- Prestação de contas: na página inicial da candidatura, role a tela para baixo para ter acesso à prestação de contas. É possível ver informações detalhadas sobre doadores, quantias recebidas, fornecedores e valores gastos pela campanha.

Nas receitas, é possível ver a origem dos recursos: fundo partidário, doações e financiamento coletivo. Descendo um pouco mais a tela, aparece o ranking dos doadores à campanha e quanto cada um deles destinou de verba.

Nas despesas, a ferramenta mostra com que a campanha gastou (como publicidade e atividades de rua, por exemplo), o ranking dos fornecedores e o valor gasto com cada um deles.

- Declaração de bens: no menu do lado direito da página, clique na seta verde dentro do quadro escrito "processo de registro da candidatura". Será aberta uma nova aba no navegador de internet.

Role a tela até encontrar o link "declaração de bens" e clique. Outra aba será aberta com um documento informando se o candidato possui bens declarados em seu nome. Se tiver, será exibida a lista com a descrição e o valor de cada um deles.

>> Pelo Google (ou outro buscador de sua preferência)

- Digite o nome do seu candidato no campo de busca

- Verifique - em sites confiáveis - o histórico do candidato: se ele já exerceu cargo público, se esteve envolvido em polêmicas ou se foi acusado de algo. Caso ele já tenha exercido algum mandato, procure saber quais foram suas propostas ou realizações.

- Fique atento com fake news: busque sempre checar as informações em outras páginas, de preferência sites oficiais ou de veículos de imprensa.

Fontes: TSE e professora Joyce Luz (FESPSP)

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.