Descrição de chapéu Coronavírus

Cartão SUS não será necessário para vacinação contra a Covid-19

Falta de cadastro na base de dados do Ministério da Saúde não irá impedir a imunização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando tiver início, a vacinação contra a Covid-19 poderá ser realizada apenas com documento de identificação. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (13) pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, a apresentação do CNS (Cartão Nacional de Saúde) não será obrigatória.

Governo de São Paulo espera iniciar no dia 25 de janeiro a aplicação da Coronavac na população - Bruno Santos -7.jan.2021/Folhapress

Caso o paciente não esteja cadastrado nas bases de dados do ministério, o profissional do posto de vacinação poderá registrá-lo no momento do atendimento. Para isso, será necessário o número do CPF. O número do CNS (o "Cartão SUS") também poderá ser utilizado. "A falta do cadastro não impede que a pessoa seja vacinada", afirma o ministério, em nota.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a vacinação em São Paulo vai seguir as diretrizes do ministério.

Na terça-feira (12), a gestão João Doria (PSDB) divulgou que está desenvolvendo sistemas de pré-cadastro e de monitoramento da aplicação das doses de vacinas. Ainda não há, contudo, informações sobre como esses dados serão colhidos, nem a partir de quando a população pode começar a se cadastrar.

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), afirmou que, para o caso específico da vacina contra a Covid-19, aguarda as diretrizes definidas pelo governo do estado. Para outros imunizantes, a aplicação é feita mesmo que não haja apresentação do Cartão SUS.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.