Vagas para mães em escolas de SP estão abertas; veja como se inscrever

Mais de 25 mil pessoas já se candidataram; selecionadas ajudarão a fiscalizar o cumprimento dos protocolos contra a Covid nos colégios

São Paulo

Mais de 25 mil mães de estudantes da rede municipal de ensino da capital paulista se apresentaram para trabalhar como monitoras de protocolos sanitários de combate à Covid-19. Os dados são desta terça-feira (16), primeiro dia de cadastramento. As inscrições estão abertas até as 18h da próxima quinta-feira (18) e podem ser feitas neste site.

O programa, da prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), é denominado POT (Programa Operação Trabalho) Volta às Aulas. Ao todo serão oferecidas 4.590 vagas.

Primeiro dia de aula presencial em escola municipal na zona sul da capital paulista - Rivaldo Gomes/Folhapress -15.fev.2021

Podem se candidatar mães de estudantes de escolas da prefeitura ou ainda mulheres de comunidades onde as unidades estão localizadas, desde que tenham entre 18 e 50 anos de idade. Pelo trabalho de 30 horas semanais, cada uma receberá o valor de R$ 1.150 por até seis meses.

Entre outras atividades, caberá a elas “fiscalizar” o distanciamento entre os alunos e se eles estão seguindo os protocolos contra a Covid-19 nas escolas, tais como o uso de máscara, higienização das mãos, uso de álcool em gel e não tocar nos coleguinhas.

No total, serão aplicados R$ 31,8 milhões no projeto, desenvolvido por meio do POT. Cada uma das unidades da rede municipal de ensino deverá manter três mulheres selecionadas para o projeto. As candidatas serão convocadas em horário marcado nos postos do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) para entregar documentos de comprovação dos critérios de contratação como RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

As mulheres selecionadas serão capacitadas por meio de um curso on-line para atuar na função. A capacitação será feita pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, vinculada à Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo .

Durante o período de permanência no POT Volta às Aulas, as participantes deverão cumprir também 24 horas mensais de qualificação profissional no site do Cate.

Informações sobre o programa

Inscrições: 16 a 18 de fevereiro, até 17h

A convocação para a entrega da documentação será feita por email e telefone.

Pré-requisitos para participar da seleção:

- Ter entre 18 e 50 anos;
- Morar na capital paulista;
- Estar desempregada há mais de quatro meses e não estar recebendo seguro-desemprego;
- Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família;
- Estar com a situação cadastral do CPF regular junto à receita federal;
- Entregar autodeclaração de inexistência de doenças preexistentes e não pertencer aos grupos de risco da Covid-19.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.