Descrição de chapéu Coronavírus

Hospital infantil de SP registra disparada nas internações por bronquiolite

Foram 39 crianças internadas por causa da doença em fevereiro, ante 11 em janeiro

Gabriela Bonin
São Paulo

Em meio a pandemia, outras doenças respiratórias em crianças preocupam mais os médicos do que a Covid-19. Em São Paulo, o Sabará Hospital Infantil registrou em fevereiro deste ano um aumento de 185% do número de atendimentos de bronquiolite no pronto-socorro e de 254% nas internações, em comparação ao mês anterior.

Em janeiro, foram 27 atendimentos por bronquiolite. Já em fevereiro, esse número saltou para 77. No número de internações, foram 11 em janeiro e 39 em fevereiro. Segundo o hospital, os números ainda estão 33% e 40%, respectivamente, menores em comparação a janeiro e fevereiro de 2020. Porém, estão próximos do que foi registrado no mesmo período de 2019.

"A ocupação de crianças nos hospitais em que trabalho fica às custas de bronquiolite e não de Covid-19", afirma Daniel Jarovsky, infectologista do Sabará Hospital Infantil. A doença ocorre mais frequentemente em crianças de até dois anos de idade e se caracteriza por uma infecção dos bronquíolos, estruturas que transportam o ar no sistema respiratório.

Segundo Jarovsky, houve um aumento recente de diagnósticos de Covid-19 entre crianças, que acompanha também a tendência no número de casos entre adultos. "A gravidade dos casos de Covid-19, no entanto, continua sendo extremamente baixa. Casos graves em pediatria continuam sendo uma grande exceção", relata.

Atendimento de teleconsulta oferecido pelo Hospital Sabará, em São Paulo - Danilo Verpa - 24.fev.21/Folhapress

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, até quinta-feira (11), foram 171.741 casos e 165 óbitos por Covid-19 registrados na faixa etária de 0 a 19 anos no estado de São Paulo.

O Hospital Santa Catarina, em São Paulo, também registrou casos de crianças acometidas pelo vírus sincicial respiratório, responsável pela bronquiolite, em fevereiro. Segundo a unidade, a doença começa com uma coriza que evolui para tosse, acometendo as vias aéreas inferiores.

A bronquiolite também causa sintomas como febre, falta de ar, náusea e vômito — semelhantes aos da Covid-19, o que pode confundir e preocupar os pais e responsáveis. "Os pais vão ter que ter uma prontidão maior para trazer as crianças para avaliação médica. E os hospitais precisam de agilidade para dar o diagnóstico correto ao pequeno", diz Werther Brunow de Carvalho, pediatra do Santa Catarina.

O hospital não registrou aumento no número de internações de crianças por Covid-19. "O que observamos foi o aumento da demanda em pronto-socorro, mas não o aumento de internações por Covid-19", diz Daniel Wagner, infectologista do Hospital Santa Catarina.

Segundo o médico, os pais parecem estar preocupados por acompanharem notícias sobre mais casos de Covid-19 em crianças, o que faz com que os levem ao pronto-socorro.

Vírus de doenças respiratórias, como a bronquiolite, têm sua circulação facilitada em ambientes fechados e pouco ventilados, assim como acontece com o coronavírus. São transmitidos pelo contato com infectados e, por isso, protocolos de higiene como lavar as mãos e manter os ambientes ventilados são eficazes como prevenção.

"O aumento de casos de bronquiolite reflete a redução das medidas de distanciamento social, incluindo o retorno às escolas, que aumenta a transmissão do vírus sincicial respiratório, principal causa da bronquiolite”, explica Francisco Ivanildo de Oliveira, gerente médico e infectologista do Sabará Hospital Infantil.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.