Comércio poderá abrir das 6h às 20h a partir de sábado em SP; veja como ficam os outros setores

Governo Doria mantém fase de transição do plano SP por mais uma semana, mas amplia o horário de funcionamento, inclusive de restaurantes

São Paulo

Com a prorrogação da fase de transição em uma semana, anunciada na tarde desta quarta-feira (28), pelo governo João Doria (PSDB), estabelecimentos comerciais e de serviços poderão operar das 6h às 20h a partir do próximo sábado (1º). A medida vale até o dia 9, um domingo.

Com isso, esses estabelecimentos poderão abrir as portas durante 14 horas, seis horas a mais do que o horário anterior e que deve vigorar até esta sexta-feira (30) das 11h às 19h.

Nesta quarta, o Agora mostrou que vendedores ambulantes se espalham pelas ruas de comércio popular de São Paulo logo no início da manhã, horas antes de as lojas terem autorização para a abertura das portas, as 11h.

Movimento em bar que fica na rua Aspicuelta, na Vila Madalena, no último sábado (24); a partir do dia 1º, próximo sábado, estabelecimentos podem abrir das 6h às 20h - Eduardo Anizelli - 24.abril.2021/Folhapress

A fase de transição começou no último dia 18, quando o estado de São Paulo avançou da fase emergencial, em que a maioria do comércio estava com portas fechadas.

A mudança foi anunciada no Instituto Butantan (zona oeste da cidade de São Paulo), onde também foram anunciadas outras medidas de enfrentamento à pandemia, tais como o início da produção da ButanVac, vacina produzida pelo instituto que ainda não tem aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Damos assim a continuidade gradual e segura de abertura da economia do estado de São Paulo para recuperar empregos e dar oportunidades aos brasileiros de nosso estado de terem acesso a renda, salário e dignidade em suas vidas”, disse Doria.

Apesar de ampliar o horário de funcionamento dos estabelecimentos, todas as outras medidas continuam valendo, incluindo o limite de receber até 25% de pessoas e o respeito a todo os protocolos sanitários, que incluem a obrigatoriedade do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. O toque de recolher continua em vigor das 20h às 5h e a recomendação para trabalhadores de atividades administrativas é a de continuar realizando o teletrabalho.

Os parques não tiveram alteração no horário de funcionamento, e podem abrir as portas das 6h às 18h. A fase de transição mantém liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, mas com protocolos de higiene e distanciamento social.

“É muito importante respeitar a capacidade de ocupação de 25% e o toque de recolher, que é um ponto que os especialistas em saúde têm defendido muito”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Veja como ficam os horários a partir de sábado (1º) no estado de SP

Restaurantes e similares

  • Consumo local entre as 6h e as 20h


Salões de beleza e barbearias

  • Atendimento local entre as 6h e as 20h


Atividades culturais

  • Atendimento presencial entre as 6h e as 20h

Academias

  • Atendimento presencial entre as 6h e as 20h

Parques estaduais e municipais

  • Funcionamento entre 6h e 18h
  • Ambientes fechados (academias, bibliotecas, espaços de leitura, brinquedotecas, orquidários, viveiros, espaços de monitoria ambiental) permanecerão sem uso

  • Proibidos a realização de eventos e o uso de quadras, equipamentos de ginástica e playgrounds (exceto quadra de tênis)

Igrejas e templos

  • Celebrações individuais e coletivas liberadas, mas com a adoção protocolos de higiene e distanciamento social

RESTRIÇÕES

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.