Descrição de chapéu Coronavírus Interior

Turista com resultado positivo para Covid-19 fura bloqueio e é perseguida em São Sebastião

Depois de um quilômetro, mulher foi reconduzida para a saída da cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma mulher de 58 anos furou o bloqueio sanitário de São Sebastião (191 km de SP) após ter o resultado positivo no teste para Covid-19 nesta quinta-feira (1º). A turista chegava de Campinas pelo acesso em Boraceia, na costa sul do município.

Segundo a prefeitura da cidade, a motorista foi perseguida por cerca de um quilômetro pela Guarda Civil Municipal. Quando foi interceptada, a mulher foi conduzida para a saída da cidade, em direção ao município de origem.

De acordo com a prefeitura, esse é o procedimento padrão para viajantes de veículos de outras cidades que testam positivo para o coronavírus. A barreira sanitária teve início na quinta e irá atuar 24 horas por dia.

No controle, é realizado um questionário e aferição da temperatura corporal dos visitantes. Os testes rápidos de Covid-19 são realizados por amostragem.

Nesta sexta (2), São Sebastião tem 25 pacientes internados para o tratamento da Covid-19, segundo o boletim da prefeitura. Desde quinta, foram realizados 159 atendimentos relacionados a sintomas da doença.

A cidade está "no limite" do estoque de medicamentos para realizar intubação, e, por isso, não tem capacidade para atender pacientes que necessitem do procedimento em UTI. Atualmente, São Sebastião tem 20 pacientes em atendimento no Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba.

Histórico

As barreiras sanitárias começaram a ser feitas pela Prefeitura de São Sebastião no dia 22 de março. O objetivo da ação é identificar e barrar a entrada de visitantes que testem positivo para o coronavírus na entrada da cidade. Segundo balanço mais recente, nos dias 29 e 30 de março, 364 testes foram feitos, sendo que 37 deram positivo.

A prefeitura afirma que a medida é amparada pelo Código Penal, nos artigos que tratam sobre crimes contra a saúde pública.

Até esta quinta-feira (1º), a cidade havia registrado 7.405 casos e 104 óbitos relacionados à Covid-19. Entre os mortos, 98 residiam no município e seis eram de fora.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.