Vacinação em estações de trem, metrô e ônibus tem início em São Paulo

Nesta quinta (13), houve fila na estação Guaianases da CPTM, enquanto, no terminal São Mateus, o movimento era mais tranquilo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A vacinação contra a Covid-19 começou a ser realizada nesta quinta-feira (13) em estações de metrô, trem e terminais de ônibus da zona leste da capital paulista.

A vacinação acontece das 9h30 às 17h. Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), quatro estações são locais de imunização: Guaianases, da linha 11-Coral; São Miguel Paulista, Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista, as três da linha 12-Safira.

Os outros dois postos ficam na estação de metrô Corinthians-Itaquera, da linha 3-Vermelha, e no terminal São Mateus da EMTU (Empresa Municipal de Transportes Urbanos).

Na primeira manhã de imunização, a estação Guaianases contava com uma fila. Com frequência, pessoas que passavam pelo local e que não está não faziam parte do grupo prioritário questionavam os agentes de saúde se poderiam receber a vacina, o que era negado.

"Acho que foi mais rápido do que em um posto de saúde", afirmou o funcionário público Rosalvo Fonseca Filho, de 59 anos.

Fonseca trabalha na Subprefeitura de Guaianases, que fica em frente à estação da CPTM, local onde recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca. Por ser hipertenso, ele precisou apresentar uma receita médica que comprovasse a comorbidade.

O ferroviário Geraldo Valério de Souza Neto, 57, também foi vacinado na estação Guaianases e disse não ter esperado muito tempo, já que chegou cedo e era o segundo da fila. Ele trabalha na estação Aracaré da CPTM, em Itaquaquecetuba (Grande SP), e ficou sabendo da vacinação por um email da própria companhia de trem.

"Eu não via a hora de tomar. A vacina dá mais tranquilidade, mas vou continuar tendo cuidados", disse ele, que, por causa de sua ocupação, não parou de trabalhar em nenhum momento durante a pandemia.

No terminal São Mateus, da EMTU, a movimentação era mais tranquila e não havia filas na manhã do primeiro dia de imunização.

Aos 60 anos, o operador de máquinas Celso Aparecido Machado está na faixa etária cuja vacinação teve início há uma semana. Disse que planejava ir a uma unidade de saúde, mas acabou não conseguindo por causa da correria da rotina.

Nesta quinta, foi abordado por um agente de saúde no terminal São Mateus e tomou a primeira dose da AstraZeneca ali mesmo. "Foi excelente e evitou que eu precisasse ir até o posto. É um meio mais prático de se vacinar", comenta.

O atendimento nas estações de metrô, trem e ônibus é apenas para a aplicação da primeira dose do imunizante. Caso alguém esteja em busca do reforço, os agentes de saúde orientam procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.

A partir de segunda-feira (17), a vacinação contra a Covid-19 também estará disponível na linha 4-Amarela do metrô nas estações República, Pinheiros e Butantã.

Postos de vacinação em estações

Horário: das 9h30 às 17h

CPTM

  • linha 11-Coral: estação Guaianases
  • linha 12-Safira: estações São Miguel Paulista, Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista

Metrô

  • linha 3-Vermelha: estação Corinthians-Itaquera

EMTU

  • terminal de ônibus São Mateus

A partir de 17/05

  • linha 4-Amarela do metrô: estações República, Pinheiros e Butantã
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.