Mulheres que amamentam têm prioridade na xepa de vacina na capital paulista

Com abertura do cadastro para doses excedentes de vacinação contra Covid para maiores de 18 anos, lactantes com até dois anos de amamentação são prioritárias

São Paulo

Lactantes maiores de 18 anos com até dois anos de amamentação têm prioridade na lista de espera para doses remanescentes da vacina contra a Covid-19, segundo documento publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

A partir desta sexta-feira (18), o cadastro da xepa foi liberado para pessoas acima de 18 anos e mulheres que amamentam são grupo prioritário.

A instrução publicada no site da prefeitura segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunização, diz a gestão Ricardo Nunes (MDB).

Em segundo lugar, após as lactantes, a ordem de prioridade inclui acadêmicos e estudantes de saúde em estágio, independente do período de formação. Por último, são chamados aqueles com mais de 18 anos.

Desde maio, grávidas e as puérperas estão sendo vacinadas contra a Covid-19. Agora, lactantes maiores de 18 anos têm prioridade na lista de espera das doses remanescentes. - Danilo Verpa/Folhapress

As doses remanescentes são aquelas que sobram em frascos que foram abertos, mas não foram aplicadas no público-alvo da campanha em horário próximo ao fechamento dos postos de saúde. O objetivo da lista de espera da xepa é evitar desperdício de imunizantes.

Depois de abertos os frascos, as doses vencem depois de seis (no caso da AstraZeneca/Oxford e da Pfizer) e oito horas (a Coronavac, da Sinovac/Butantan).

Nesta sexta-feira, primeiro dia de cadastro aberto para o grupo, filas se formaram em frente às unidades de saúde da capital paulista. Jovens, principalmente, relataram ter esperado até três horas para conseguir preencher o cadastro.

Para se inscrever na espera, é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e informar seus dados pessoais e um telefone para contato. Também é necessário apresentar comprovante de endereço e documento de identificação (RG ou CNH).

Para quem vai colocar o endereço do trabalho como referência, é preciso apresentar algum vínculo empregatício, como crachá ou registro profissional.

No fim do dia, quando sobram doses, o posto entra em contato em caso de sobra de vacina, e o candidato precisa ir imediatamente até a unidade.

Segundo a secretaria, nenhuma unidade de saúde tem autorização para desprezar doses remanescentes. Diariamente são aplicadas entre 1.800 e 2.000 doses excedentes de vacinas contra a Covid-19 nas unidades de saúde.

No caso dos megapostos de drive thru e de pedestres, quando há sobras de vacina elas são enviadas para a UBS mais próxima.

Serviço - xepa de vacina na cidade de São Paulo

No Busca Saúde, site da prefeitura, é possível descobrir a UBS mais próxima para o cadastro na xepa.

Quem pode se inscrever

Pessoas a partir de 18 anos que devem ir pessoalmente às unidades básicas de saúde

Como se cadastrar

É preciso entrar na lista de espera da unidade de saúde mais próxima de onde estiver na hora que o atendente ligar

O que levar ao posto de saúde

Para se inscrever é necessário ter em mãos documento de identificação. Na capital, todos precisam apresentar comprovante de endereço da cidade de São Paulo

Quais vacinas estão sendo oferecidas?

As que estiverem disponíveis na unidade de saúde na hora da sobra

Fique atento ao telefone

A equipe da unidade de saúde comunica por telefone no final do horário da vacinação e o candidato a receber o imunizante deve ir imediatamente até o local

Prioridades

  1. Lactantes sem comorbidades (até 2 anos de amamentação), acima de 18 anos.
  2. Acadêmicos em saúde que fazem estágio, independente do período de formação, e estudantes de área técnica em saúde em estágio, independente do período de formação
  3. Pessoas com mais de 18 anos de idade

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.