Polícia de SP pede prisão de dois suspeitos de envolvimento no desaparecimento de PM

Uma terceira pessoa foi levada para prestar depoimento na Polícia Civil, mas foi solta; soldado sumiu no sábado passado (29)

São Paulo

A polícia identificou e pediu nesta sexta-feira (4) a prisão de dois suspeitos de envolvimento no desaparecimento do soldado Leandro Martins Patrocínio, 30 anos, que sumiu desde o último dia 29, quando câmeras de monitoramento registraram o policial militar em frente à estação Sacomã, da linha 2-verde do metrô, na zona sul da capital paulista.

O TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, "que não pode confirmar mandados de prisões" alegando que os setores "não passam informações para não atrapalharem as investigações". Por causa disso, não foi possível confirmar a expedição das duas prisões até a publicação desta reportagem.

Além da dupla suspeita, um homem foi detido e conduzido pela PM ao DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), na sexta, onde foi ouvido e liberado em seguida.

Outra câmera de monitoramento, cujas imagens o Agora teve acesso, mostram o PM pouco antes das 23h caminhando em direção à favela de Heliópolis, na zona sul da capital paulista. Este registro, o último feito antes de o PM sumir, ocorreu cerca de meia hora após o soldado ser visto na estação Sacomã.

O agente estava de folga na ocasião e deveria entrar no trabalho às 4h45 do dia seguinte, no 1º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, em São Bernardo do Campo (ABC), o que não aconteceu. Desde então, as polícias Civil e Militar realizam buscas pelo policial, vivo ou morto.

Na quarta-feira (2), uma retroescavadeira começou a ser usada nas buscas pelo PM. O equipamento foi usado para remover a terra de um terreno, na região da comunidade de Heliópolis, perto de onde o soldado foi visto pela última vez.

Uma denúncia anônima teria indicado que haveria no terreno o corpo de um homem. Nada foi encontrado, porém, até o momento.

Uma retroescavadeira começou a ser usada, quarta-feira (2), nas buscas pelo policial militar Leandro Martins Patrocínio, desaparecido desde o 29 de maio, quando foi visto, por volta das 22h30, em frente à estação Sacomã, da linha 2-verde do metrô - Divulgação/Polícia Militar

Investigação e buscas

A Polícia Civil ainda investiga as circunstâncias em que o policial militar desapareceu. A PM e os bombeiros realizam operações de buscas desde o desaparecimento do soldado, incluindo com o apoio de cães farejadores.

Foi um desses cachorros que identificou a possível passagem do soldado em Heliópolis, onde um relógio foi encontrado e apreendido, na segunda-feira (31). A mulher do policial, segundo boletim de ocorrência, reconheceu o objeto como sendo de seu marido.

A polícia analisa os registros feitos pela câmera para verificar se eles podem auxiliar na compreensão da dinâmica do desaparecimento do policial. Na gravação ele usava calça branca e uma camisa vinho, coberta por um blusão preto, mesma roupa com a qual aparece no outro vídeo, já perto de Heliópolis.

"Não houve qualquer contato do policial com a família ou integrantes da unidade em que trabalha", diz trecho da nota da PM sobre o desaparecimento do soldado.

A corporação acrescentou ainda que, além do relógio, peças de roupa, supostamente do policial desaparecido, também foram encontradas em um imóvel inacabado, durante operação policial na região de Heliópolis. Os objetos foram apreendidos e serão periciados.

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) confirmou a identificação dos dois suspeitos e o pedido de prisão preventiva para ambos.

A pasta acrescentou que a PM encaminhou "uma pessoa" ao DHPP na tarde de sexta-feira (4). "Por enquanto, não há relação com os fatos em investigação", afirma trecho de nota.

O DHPP e a PM fazem as buscas e as investigações nos pontos em que o PM esteve antes de sumir.

Qualquer informação que possa ajudar no encontro do policial pode ser passada por meio dos telefones 190, da PM, ou 181, do Disque Denúncia.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.