Descrição de chapéu Zona Sul

24 escolas estaduais de SP param aulas presenciais por falta de serviço de limpeza

Empresa terceirizada deixou de pagar funcionários e escolas da Diretoria de Ensino Sul mantiveram ensino remoto nesta terça (17); ensino presencial volta nesta quarta (18)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As 24 escolas estaduais da Diretoria de Ensino Sul 1, na zona sul da capital paulista, fecharam por falta de serviço de limpeza, nesta terça-feira (17). Segundo o Governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), por meio da Secretaria de Educação, a empresa terceirizada de limpeza RPL Comércio e Serviços Eirelli não pagou o salário do mês de julho no quinto dia útil do mês de agosto para seus funcionários, que não foram trabalhar.

Os alunos foram dispensados das aulas presenciais e seguiram por meio remoto de ensino, atendidos pelo centro de mídias estadual com acompanhamento da escola.

“Nosso repasse a essa empresa está em dia. Foi feito o pagamento normal para eles transferirem para os funcionários, mas eles não pagaram”, diz Henrique Pimentel, chefe de gabinete da Secretaria da Educação.

A pasta diz que foi informada sobre a situação no final da tarde desta segunda (16) e a suspensão das aulas presenciais foi confirmada nesta terça. O governo já publicou no Diário Oficial a contratação emergencial da empresa WF Serviços Terceirizados LTDA no valor de R$ 965.604,12 por um período de 180 dias consecutivos e ininterruptos, sendo 139 dias letivos, e o retorno dos estudantes às escolas nesta quarta-feira (18).

“Eu não posso ter os alunos frequentando uma escola sem funcionários de limpeza que cumpram os protocolos de higiene”, afirma Henrique Pimentel.

Sobre a RPL, a pasta diz que notificou a empresa seis vezes por descumprimento das obrigações contratuais firmadas em 5 de julho de 2019. A rescisão foi unilateral por parte estadual.

“A contratada deixa de cumprir suas obrigações contratuais gerando uma série de transtornos às unidades escolares por ela atendidas, provocando faltas de funcionários e consequente prejuízo à manutenção da limpeza”, escreve a pasta do Diário Oficial.

Segundo o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, a empresa será sancionada. “Vamos punir essa empresa pelo não cumprimento dos serviços contratuais. A empresa pode ser penalizada a não mais prestar serviços ao Estado em futuras licitações”, destaca.

Resposta

A reportagem conseguiu contato por telefone com a empresa RPL Comércio e Serviços Eirelli - ME e foi avisada que um representante iria retornar, algo que não aconteceu. A reportagem ainda encaminhou um email e tentou por diversas vezes ligar no mesmo número de telefone, mas a ligação caía diretamente na caixa postal. Até o fechamento desta matéria, a empresa não retornou o contato e não se manifestou oficialmente.

Escolas estaduais sem o serviço de limpeza

  1. Arthur Wolf Neto, Professor
  2. Assis Chateaubriand
  3. Dândalo Frediani
  4. Dulce Carneiro, Professora
  5. Hermano Ribeiro da Silva
  6. Ibrahim Nobre
  7. Joanna Abrahão, Professora
  8. João Ernesto de Souza Campos, Professor
  9. José Nascimento, Professor
  10. Luís Arrobas Martins, Doutor
  11. Luiza Marcelina Branca Chaim, Professora
  12. Manoel Borba Gato
  13. Miguel Arraes
  14. Miguel Roque, Professor
  15. Nair Hiroko Konno Hashimoto, Professora
  16. Nelson Fernandes
  17. Neyde Apparecida Sollitto, Professora
  18. Nipo Brasileira
  19. Pasqualle Filippelli, Padre
  20. Paulo Eiró
  21. Pedro Calil Padis, Professor
  22. Reduccino de Oliveira Lara, Professora
  23. Salgado Filho, Ministro
  24. Yolanda Bernardini Roberto, Professora

Fonte: Governo de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.