Descrição de chapéu Coronavírus

Quantidade de faltosos da 2ª dose chega a 1,27 milhão no estado de SP

No final de maio eram 501,6 mil pessoas que deixaram de tomar o reforço no prazo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Balanço divulgado nesta terça-feira (24) pelo governo estadual indica que mais do que dobrou a quantidade de pessoas que deixaram de tomar segunda dose da vacina contra a Covid-19 dentro do prazo estipulado. Atualmente são 1,27 milhão de faltosos, número 153% superior aos 501,6 mil que não haviam tomado a segunda dose dentro do prazo no dia 25 de maio, último levantamento divulgado até então.

Devido a isso, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta para que as pessoas procurem as unidades de saúde para tomar a segunda dose do imunizante.

Segundo o levantamento, quase metade (48,9%) de todos aqueles que deixaram de tomar a segunda dose residem na região metropolitana de São Paulo, 622,3 mil pessoas. O número equivale a 9,2% do total de segundas doses enviadas e não aplicadas no prazo. Quanto a análise é proporcional, quem assume a ponta é Sorocaba (87 km de São Paulo), já que na região 16,4% do total de pessoas que já receberam a primeira dose não apareceram para tomar a dose de reforço.

Fila para segunda dose de vacina contra a Covid na UBS Cambuci, região central de SP - Zanone Fraissat/Folhapress

A maior parte dos faltosos, 56,3% do total, ou 715 mil pessoas, são aquelas que já tomaram a primeira dose da vacina do Butantan/Coronavac e não apareceram dentro do prazo para tomar a segunda dose. Outros 511 mil (40,2%) são os que foram vacinados com o imunizante da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford, e 47,7 mil (3,75%) de Pfizer.

“Aqueles que tomaram a primeira dose precisam retornar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose. A proteção só acontece após completar o esquema vacinal”, afirma, em nota, a coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização), Regiane de Paula.

As vacinas contra Covid em uso no país, à exceção da Janssen, foram desenvolvidas para garantir a proteção com duas doses em intervalos de 21 a 28 dias, mas, no Brasil, as vacinas da Pfizer e AstraZeneca foram dadas, inicialmente, com intervalo de três meses.

Para tomar a segunda dose do imunizante, basta a pessoa procurar uma unidade de vacinação e procurar informações de como colocar a imunização em dia.

O governo estadual informou que envia quantitativos de primeira e segunda dose idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas.

Capital

A Secretaria Municipal de Saúde informou que até o momento, 281.897 pessoas são aguardadas para receber a segunda dose de vacina contra a Covid-19 na capital, segundo dados do VaciVida. O número é 33,4% superior ao do dia 18 deste mês, quando 211.228 pessoas não retornaram aos postos de vacinação no prazo recomendado.

"A SMS realiza uma busca ativa que ajuda a compreender os motivos da ausência na segunda dose, que podem ser desde uma mudança de endereço, como a espera por um acompanhante para ir ao local de vacinação, e até mesmo um esquecimento", afirma a pasta, em nota.

Alerta

Segundo a médica Mônica Levi, diretora da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), a eficácia de apenas uma dose é baixa. Com isso, segundo diz, as pessoas correm o risco de terem sintomas graves ou complicações piores caso sejam contaminadas pelo novo coronavírus.

“Esse número [de faltosos] é impressionante. Não dá para entender. Isso sem falar na delta, variante que é muito transmissível e tem a possibilidade de se tornar a dominante no país”, diz.

A médica afirma que já é conhecida que toda vacina que demanda mais de uma dose tem uma cobertura menor em relação àquelas com dose única. Porém, esse raciocínio não pode servir para a vacina contra a Covid-19.

“As pessoas tem a impressão de que tomando uma dose só não vai morrer. Elas se esquecem que estamos numa pandemia, onde muitas pessoas estão morrendo. Acho admirável que as pessoas estejam deixando por negligência consigo próprio”, afirma.

Placar de quem ainda não tomou a 2ª dose

Diretoria Regional de Saúde Faltosos % de faltosos em relação a 2ª dose enviada
Sorocaba 124,6 mil 16,4
Vale do Ribeira 86,8 mil 10,5
Baixada Santista 64,9 mil 10,1
Registro 9 mil 9,2
Grande São Paulo 622,3 mil 9,2
São João da Boa Vista 24 mil 8,5
Barretos 12,4 mil 8,1
Piracicaba 38,8 mil 7,8
Marília 30,7 mil 7,7
Presidente Prudente 18,9 mil 7,1
Ribeirão Preto 33,1 mil 7
Campinas 95, 2 mil 6,5
Franca 14, 3 mil 6,5
Araraquara 20,4 mil 6,1
Araçatuba 16,1 mil 6,1
Bauru 34,4 mil 5,2
São José do Rio Preto 27,2 mil 4,7

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.