Descrição de chapéu Coronavírus

Cidade de São Paulo vai usar Pfizer para terceira dose a partir do dia 15

Secretário criticou briga política e disse que imunização de idosos começa na segunda-feira (6) com a vacina que tiver no posto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de São Paulo vai usar somente vacina da Pfizer contra a Covid-19 para terceira dose em idosos com 90 anos ou mais a partir de 15 de setembro. A imunização começa nesta segunda-feira (6) e, segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, por enquanto os postos abrem com o imunizante contra a Covid-19 que estiver disponível na hora.

"Quando [o Ministério da Saúde] mandar o lote deles, em 15 de setembro, daí a gente só vai usar a Pfizer", afirmou em entrevista ao Agora.

O titular da pasta da saúde da gestão Ricardo Nunes (MDB) admite que as pessoas podem esperar a chegada do lote da Pfizer. "Paciência, mas não tem problema, pois é pouca gente [a partir de 90 anos]", afirmou Aparecido.

O início da vacinação da terceira dose em idosos, para 6 de setembro, foi anunciado na semana passada pelo governador João Doria (PSDB), no mesmo dia em que o ministro Marcelo Queiroga disse que o calendário nacional começaria em 15 de setembro.

Aparecido criticou a disputa política entre governos. "Pela primeira vez houve uma orientação do ministério, sempre foi aquele vazio", afirmou. "Aí fica essa briga, só atrapalha", disse.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas vacinas da Pfizer e da AstraZeneca serão usadas neste reforço. Ele excluiu a chinesa Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, do governo estadual.

Na última quarta-feira, ao detalhar o calendário, integrantes do governo estadual defenderam o uso da Coronavac como terceira dose, na contramão do posicionamento do governo federal.

Tanto Doria quanto o Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, criticaram o que chamaram de "descredenciamento" da Coronovac para pessoas acima de 60 anos.

A exclusão da Coronavac faz parte de uma nota técnica emitida pelo governo federal. Em seu parecer, o Ministério da Saúde afirma que a Coronavac pode produzir maior resposta imune quando combinada com uma terceira dose baseada em outra tecnologia. E recomenda que a dose de reforço seja preferencialmente da Pfizer, que utiliza o princípio do RNA mensageiro, ou, de maneira alternativa, da Janssen ou Oxford/Astrazeneca, que usam um vetor viral.

"A redação da nota sobre a dose de reforço é política, não técnica", afirmou o coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo, João Gabbardo, na última quarta (1º).

Na quinta-feira (2), as prefeituras de Santo André e São Bernardo do Campo, ambas no ABC, que anteciparam a vacinação de terceira dose para esta sexta (3) e sábado (4), respectivamente, afirmaram que não vão usar Coronavc, mas Pfizer e AstraZeneca, conforme a orientação do Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 52 mil idosos a partir de 90 anos podem tomar a terceira dose no município.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde diz que municípios paulistas estão orientados com relação aos critérios para imunização e utilização de todas as vacinas disponíveis para aplicação da dose adicional, inclusive por meio de documento técnico do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica). "A adoção de todos os imunizantes para uso no estado foi avaliada e aprovada pelo Comitê Científico", disse a pasta.

"Todos os imunizantes em uso na rede pública de saúde são seguros e eficazes e podem ser usados para as estratégias definidas pelo PEI [Plano Estadual de Imunização]", afirmou o texto do governo Doria.

"A disponibilização de vacinas contra Covid-19, tanto para início quanto para conclusão de esquemas vacinais, é responsabilidade do PNI [Programa Nacional de Imunizações]. Logo, a campanha depende primordialmente do envio de doses pelo Ministério da Saúde, cabendo também à pasta federal garantir remessas em momento oportuno para aplicação da segunda e terceira dose", disse a secretaria.

No geral

Aparecido disse que é preciso olhar para este reforço na vacinação contra a Covid-19, mas alertou que a cidade não pode descuidar de quem ainda não está imunizado com as duas primeiras doses.

"As crianças com mais de 12 anos começam na segunda -feira [6] e estamos com 56% da D2. Temos que correr para aplicar a segunda dose", defendeu. "Não é que vamos fazer uma coisa ou outra, mas a prioridade é imunizar a população que ainda não foi imunizada", afirmou.

Aparecido elogiou a vacinação na cidade, que ultrapassou de 100% do público estimado para primeira dose, mas alertou sobre cuidados para evitar a variante delta.

Na noite de quinta, a secretaria afirmou em nota que entre as amostras em que foi possível identificar a linhagem, 69,7% são da delta e 28,4%, da gama. Os sequenciamentos são realizados pelo Butantan. Atualmente a cidade conta com 800 casos confirmados.

VEJA O CALENDÁRIO DA TERCEIRA DOSE

6 a 12/9 - 90 anos +

13 a 19/9 - 85 a 89 anos

20 a 26/9 - 80 a 84 anos e imunossuprimidos

27/9 a 3/10 - 70 a 79 anos

4/10 a 10/10 - 60 a 69 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.