Termina nesta sexta (17) prazo para alunos da 1ª série confirmarem rematrícula em SP

Os estudantes também deverão escolher o itinerário formativo que desejam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para os estudantes da 1ª série do ensino médio da rede estadual confirmarem a rematrícula e também o itinerário formativo de maior interesse. O procedimento ocorre online na Secretaria Escolar Digital (SED) e no aplicativo Minha Escola, onde é possível visualizar os aprofundamentos curriculares disponíveis nas escolas.

Alunos que desejam ingressar na mesma etapa da rede paulista no próximo ano também possuem a opção de comparecer às unidades do Poupatempo, conforme agendamento prévio.

Cada unidade escolar vai ofertar, a partir do próximo ano letivo, para a 2ª série, ao menos, dois itinerários formativos que contemplem as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além disso, as três séries seguem com aulas de todos os componentes curriculares previstos na Formação Geral Básica (FGB). Ou seja, os conhecimentos essenciais para a formação integral previstos na etapa do ensino médio do Currículo em Ação.

Volta às aulas na Escola Estadual Dom Agnelo Cardeal Rossi, na região do Jardim Ângela, zona sul de SP - Rivaldo Gomes - 2.ago.21/Folhapress

A partir de 2022, a 2ª série do período diurno passará de 35 para 40 aulas (oito por dia). Enquanto isso, 1ª e 2ª séries do noturno terão 33 aulas (hoje, são 25). Em 2023, as 3ª séries também passam pela mudança. O diurno contará com 40 aulas e o noturno com 33 aulas. Segundo a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), do ponto de vista do professor, todos terão a carga horária mantida e terão oportunidade de ampliá-la, por meio dos itinerários formativos.

Atualmente, as escolas da rede estadual possuem mais de 1,2 milhão de estudantes de ensino médio - 460 mil na 1ª série -, em 3,7 mil unidades escolares, segundo dados da Seduc-SP.

Verônica da Silva, 16 anos, aluna da 1ª série do ensino médio na Escola Estadual Adelaide Rosa Fernandes Machado de Souza, na zona sul paulistana, já escolheu o seu itinerário formativo.

“Das opções que a escola me ofertou, a que mais me identifiquei para a minha carreira foi Cultura em Movimento (que alinha as áreas de Ciências Humanas e Linguagens). Espero aprofundar meus saberes humanos, minhas relações e aprender sobre outras éticas, culturas e etnias. Acredito que isso vai ajudar muito no meu projeto de vida que pretendo concluir”, afirma a jovem.

“A proposta, iniciada neste ano, permite adquirir todos os conhecimentos básicos, e escolher as áreas de mais interesse pessoal para aprofundar conhecimentos exigidos pelos exames vestibulares”, resume o Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares.

A definição dos itinerários formativos é resultado de alguns processos ocorridos nos últimos meses. Em julho, por exemplo, mais de 376 mil estudantes da 1ª série (89% do público-alvo) apontaram, via Secretaria Escolar Digital (SED), os itinerários formativos mais atrativos, conforme interesse individual. Os dois itinerários formativos com maior manifestação de interesse, considerando primeira e segunda opções, foram Linguagens e Ciências Humanas, com 80,2% das escolas (27,3% das turmas), e Matemática e Ciências da Natureza, em 71,7% das escolas (23,7% das turmas).

Como fazer a rematrícula*:

  1. Fazer o login com nome de usuário e senha no site da Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/) ou no aplicativo Minha Escola SP

  2. Acessar: Área do responsável > Gestão escolar > Matrícula > Rematrícula

  3. Também é possível realizar o mesmo procedimento presencialmente em qualquer unidade escolar estadual

  4. O resultado estará disponível a partir de 19/11 no site: https://sed.educacao.sp.gov.br/consultapublica/consulta

Para aqueles que ainda não possuem matrícula na rede*:

  1. Acessar o site: https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOnline/login

  2. Fazer o pré-cadastro com nome do aluno e e-mail para contato

  3. Será necessário apresentar documentos pessoais do estudante e do responsável (RG e CPF), email do responsável, comprovante de residência, histórico escolar e carteira de vacinação do aluno atualizada

  4. Também é possível realizar o mesmo procedimento presencialmente em qualquer unidade escolar estadual ou nos postos do Poupatempo

  5. Resultado disponível a partir de 19/11 no site: https://sed.educacao.sp.gov.br/consultapublica/consulta

*Processo deve ser feito por alunos com mais de 18 anos ou pelos responsáveis legais dos estudantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.