Campanha de multivacinação termina nesta sexta-feira (29)

Ao todo, 16 tipos de vacina estão disponíveis para atualização da caderneta de crianças e adolescentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mariane Ribeiro
São Paulo

Termina nesta sexta-feira (29) a campanha de Multivacinação em São Paulo. Na capital paulista, a imunização é realizada nas 469 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

A ação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos com até 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.

Criança é vacinada em campanha de vacinação em posto de saúde no Campo Belo, na zona sul de São Paulo - Rivaldo Gomes - 15.mai.21/Folhapress

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, desde o começo da campanha, em 1º de outubro, 125.870 pessoas procuraram os postos de saúde paulistanos para atualização da caderneta. "Deste total, 88.750 foram vacinados e, até o dia 20 de outubro, 215.018 doses foram aplicadas", afirma a pasta.

Estão disponíveis as vacinas BCG, hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C e ACWY, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e difteria tétano.

O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações Renato Kfouri afirma que a adesão de pais e responsáveis à campanha é de extrema importância porque as taxas de cobertura vacinal caíram nos últimos anos.

Segundo ele, o país vive uma queda nas taxas de coberturas de todas as vacinas do calendário infantil e o cenário piorou com a pandemia do novo coronavírus. "De 2015 até início de 2019, a média de cobertura vacinal era de 90%, 95%. Em 2019, abaixou para 80% e, na pandemia, isso caiu para perto de 70%", diz.

Conforme o médico, a situação coloca em risco conquistas da saúde pública no país. Ele lembra, por exemplo, que a varíola e a pólio foram erradicadas nas Américas. "Também eliminamos o sarampo e rubéola, controlamos a coqueluche e difteria, a meningite e a pneumonia", afirma. "E essas conquistas só serão mantidas se continuaremos livres dessas doenças, mantendo as coberturas próximas aos 100%."

Para receberem as vacinas, os menores de idade deverão ir às UBSs acompanhados de pais ou de responsáveis, com a caderneta de vacinação e documentos com foto de ambos.

Na falta da caderneta, o documento já será o suficiente para atualizar a situação vacinal.

Especialistas e a secretaria municipal indicam que, mesmo que a caderneta de vacinação esteja completa, os postos devem ser procurados porque, ao longo dos anos, algumas vacinas são atualizadas ou passa a ser indicado a aplicação de uma nova dose.

"É muito importante que essa oportunidade da campanha de multivacinação para que todos compareçam e tenham sua situação vacinal avaliada, pois existem novas vacinas e as recomendações mudam", afirma Kfouri.

A Campanha de Multivacinação chegou a fazer parte do "Dia V" de vacinação que foi realizado em São Paulo do dia 16 de outubro. Segundo a secretaria, só nesta data, 26 mil doses foram aplicadas.

Ainda segundo a pasta, a ação se encerra nesta sexta-feira (28), mas as UBSs seguirão de portas abertas para receber pais e responsáveis que queiram levar seus filhos de 0 a 15 anos para atualizar a caderneta de vacinação.

Campanha de Multivacinação na capital

Até sexta-feira (29)

UBSs (Unidades Básicas de Saúde)
Horário: das 7h às 19h

Veja aqui a lista com os endereços das unidades básicas de saúde

Vacinas disponíveis

  • BCG
  • Hepatites A e B
  • Poliomielite
  • Rotavírus
  • Pentavalente (DTP+Hib+HB)
  • Pneumocócica
  • Meningocócicas C e ACWY
  • Febre amarela
  • Sarampo
  • Caxumba
  • Rubéola
  • Varicela
  • HPV
  • Difteria tétano
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.