Descrição de chapéu Coronavírus

Inscrições para blocos de Carnaval em SP começam no próximo dia 15

Prefeitura paulistana afirma que ritmo de vacinação permite o planejamento da folia de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo anunciou que os blocos paulistanos poderão fazer inscrições a partir do próximo dia 15 para o Carnaval do ano que vem. A gestão Ricardo Nunes (MDB) estima em 15 milhões o número de pessoas para as festas de rua em 2022. As inscrições vão até 5 de novembro.

De acordo com a prefeitura, será dada prioridade para os blocos tradicionais dos Carnavais passados na cidade.

O edital para patrocinadores do Carnaval, ainda de acordo com a prefeitura, será disponibilizado no próximo dia 18.

A publicação, informando sobre a organização de desfiles de escolas de samba, ocorre em 18 de novembro, segundo a prefeitura.

Apesar do planejamento, a festa não está ainda liberada, como salientou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, em entrevista coletiva nesta terça-feira (5). "A realização do evento vai depender do quadro sanitário no ano que vem", ressaltou o titular da pasta da Saúde.

"A fotografia da pandemia precisa ser muito bem analisada, no momento exatamente em que os fatos deverão ocorrer [...] Nós temos [atualmente] uma média móvel de dois óbitos por dia [por causa da Covid, na capital]. É esse cenário e seus dados que vamos acompanhar, de forma precisa, para no momento adequado dar a autorização sanitária para que esse evento, com mais de 15 milhões de pessoas aconteça", afirmou Aparecido.

Ele disse ainda que, mesmo sem a autorização formal da Saúde municipal, a prefeitura "não poderia se furtar" de iniciar o planejamento do Carnaval "em função exatamente de algo que envolve todas as estruturas administrativas da cidade."

A capital paulista, inclusive, já se prepara para flexibilizar o uso de máscaras em locais abertos quando a cidade alcançar 90% de pessoas imunizadas com duas doses de vacina contra a Covid-19, o que está previsto para a próxima semana.

Segundo estudo feito pela administração municipal, o público do Carnaval de rua cresceu ao menos 900%, comparando o 1,5 milhão de foliões, em 2015 com os 15 milhões de 2020, às vésperas de a pandemia ter colocado o estado em quarentena..

O crescimento do Carnaval fez com que a gestão municipal realizasse justamente o estudo divulgado nesta terça, segundo o secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, também coordenador do grupo responsável pela organização do Carnaval de rua na cidade. "Com esse crescimento [repentino], São Paulo passou a se dedicar ao planejamento e estudo da estruturação do evento, com mais infraestrutura e cuidado."

Preparativos anunciados

Nunes já havia afirmado, na manhã de segunda-feira (4) que sua gestão havia iniciado os preparativos para o Carnaval 2022, e que a folia deve ocorrer sem restrições na capital paulista. A fala do prefeito ocorreu durante outra entrevista coletiva, na qual falou também sobre a dose adicional da vacina contra Covid-19 para profissionais da saúde.

Ao ser questionado se seguiria os passos do prefeito do Rio de Janeiro, (PSD), que anunciou a folia do próximo ano sem restrições, Nunes disse que poderá ir nessa linha se os números da Covid-19 continuarem em queda. "A tendência, hoje, é que tenha o Carnaval. Muito provavelmente teremos Carnaval se continuar com os dados de hoje, com esse aumento da vacinação, com essa queda do número de óbitos", disse o prefeito.

Nunes explicou ter criado um grupo com o intuito de analisar a viabilidade do Carnaval em São Paulo, um dos maiores do país. "Instituímos um grupo de trabalho para tratar sobre o assunto, inclusive com a participação da Vigilância Sanitária".

O prefeito afirmou que tem conversado com a Liga das Escolas de Samba e com os responsáveis em organizar o Carnaval de Rua para que tudo possa ser realizado dentro dos protocolos, mesmo com uma estimativa de público recorde. “Em tendo o Carnaval de Rua, vai ser o maior Carnaval de Rua, a gente está estimando em 15 milhões de pessoas”.

A própria Liga das Escolas anunciou em seu site, em 15 de setembro, que os preparativos oficiais para o Carnaval de São Paulo, para 2022, começaram após a publicação, no mesmo dia, no Diário Oficial do Município, sobre o tema.

A entidade ressalta um trecho da publicação, no entanto, em que é destacado que as "condições epidemiológicas" relacionadas ao novo coronavírus podem contribuir para um eventual cancelamento dos desfiles.

Na última sexta-feira (1º) o prefeito também anunciou a retomada das obras da Fábrica do Samba, na Barra Funda (zona oeste de SP), prevendo a entrega do local para 21 de fevereiro de 2022, pouco antes do Carnaval 2022, com datas previstas entre 26 de fevereiro a 1º de março, caso ocorra o evento.

Evolução de foliões na rua

  • 2015 - 1,5 milhão
  • 2016 - 1 milhão
  • 2017 - 3,5 milhões
  • 2018 - 9 milhões
  • 2019 - 14 milhões
  • 2020 - 15 milhões

Blocos nas ruas

  • 2015 - 270
  • 2016 - 310
  • 2017 - 400
  • 2018 - 450
  • 2019 - 570
  • 2021 - 644

Fonte: Prefeitura de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.