Descrição de chapéu Interior

Professor acha revólver enterrado em praia de Santos

Arma, dos anos 1970, foi encontrada com o uso de um detector de metais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um professor encontrou um revólver enterrado na areia de uma praia no bairro do Gonzaga, no canal 2, de Santos, litoral de São Paulo. O caso aconteceu na última sexta-feira (23), por volta das 9h.

O professor Eduardo Henrique Gomes, 47 anos, encontrou um revólver na última sexta-feira, dia 22 de outubro, na região da faixa de areia mais distante do calçadão da orla na praia do Gonzaga em Santos. A arma foi entregue para a Policial Civil.
O professor Eduardo Henrique Gomes, 47 anos, encontrou um revólver na última sexta-feira, dia 22 de outubro, na região da faixa de areia mais distante do calçadão da orla na praia do Gonzaga em Santos. A arma foi entregue para a Policial Civil. - Arquivo Pessoal/Eduardo Henrique Gomes

Eduardo Henrique Gomes, 47 anos, que leciona no IFSP (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo), encontrou o objeto enquanto usava seu detector de metais, hobby que tem desde fevereiro do ano passado.

"Tirei dois lacres de refrigerante e, no terceiro sinal, o equipamento apitou para algo grande. Imaginei que fosse um talher, mas quando cavei achei o revólver", diz Gomes.

O professor afirma que encontrou somente a carcaça da arma, sem munição e com a numeração intacta. O objeto estava enterrado em uma região da faixa de areia mais longe do calçadão da orla e, no momento, a maré estava baixa. Ainda segundo Gomes, o revólver estava a poucos centímetros da superfície.

"Logo depois liguei para a polícia e vieram pelo menos cinco viaturas. Depois fui para a delegacia [7º DP de Santos], dei meu depoimento e deixei a arma com eles", destaca.

De acordo com Gomes, se trata de um revólver INA Tigre, da década de 1970, conhecido como "canela seca".

​O professor relata que comprou o detector de metais, um Nokta Makro Simplex, em uma viagem que fez para Nova York, nos Estados Unidos, no ano passado, e passou a ir uma vez por semana às praias de Santos e Ilhabela, onde possui uma casa, para caçar objetos como uma forma de lazer.

"Fiz minha parte, talvez tenha sido a cavada mais importante que já fiz. Na realidade, não perdi o passeio, ganhei o dia. Esse hobby é surpreendente e muito importante, mas precisa ter responsabilidade", ressalta o professor.

Resposta

Em nota à reportagem, a SSP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo) afirma que o caso foi registrado na última sexta-feira (22), pelo 7º DP de Santos, que investiga os fatos. "A arma encontrada foi encaminhada para perícia e ficará apreendida para investigação."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.