Aluno esfaqueia funcionária de escola estadual na zona leste de SP

Mulher, de 44 anos, foi internada e o adolescente, de 14, encaminhado à Fundação Casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um adolescente de 14 anos esfaqueou uma funcionária de escola estadual no Jardim Helena, na zona leste da capital, na tarde desta terça-feira (23).

Segundo da Secretaria da Segurança Pública, a vítima é uma agente escolar, de 44 anos, que não teve o nome informado.

Sangue no chão após um adolescente de 14 anos esfaquear na tarde desta sexta-feira (23) uma funcionária de escola estadual na zona leste de SP - @Jornal Extremo Leste SP no Facebook

Atingida três vezes no braço esquerdo e duas no ombro, a mulher foi levada ao Hospital Tide Setúbal, também na zona leste, onde segue internada. Seu estado de saúde não foi informado.

De acordo com a polícia, a funcionária foi esfaqueada quanto teria tentado conter o jovem que visava atingir uma professora. Após o ataque, o estudante fugiu do local.

Ele foi encontrado em casa por um delegado e por dois investigadores. A faca que teria sido usada no ataque acabou apreendida. O caso foi registrado no 63º DP, que fica na Vila Jacuí, e o jovem encaminhado à Fundação Casa por tentativa de homicídio, segundo a SSP.

Ainda segundo a polícia, a família do estudante afirmou que ele é autista e sofre de esquizofrenia, realizando, inclusive, tratamento no Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

A polícia segue investigando o caso para entender o que motivou o crime, mas segundo agentes, já há relatos de que o jovem vinha apresentando comportamento que preocupava os colegas.

Na última semana, ele teria até proferido xingamentos a funcionários e comentado que desejava ferir a professora.

"O fato ocorreu fora da escola e o objeto utilizado pertencia ao aluno. Por ser um ambiente onde não circulam alunos e professores, as aulas seguiram presencialmente", afirmou a Secretaria de Estado da Educação, em nota.

Ainda segundo a pasta da educação, a diretoria da escola convocou os responsáveis pelo estudante envolvido e os acompanhou até a delegacia.

De acordo com a pasta, o caso foi registrado no Placon, sistema do Programa Conviva, que tem como principal objetivo monitorar a rotina das escolas da rede estadual.

O fato também está sendo acompanhado de perto pelo Gispec (Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar), que conta com servidores da Educação e da Polícia Militar.

A secretaria diz ainda que equipe gestora da escola e a Diretoria Regional de Ensino Leste 2 "seguem à disposição da comunidade escolar para mais esclarecimentos" e completa dizendo que "lamenta o fato ocorrido e reforça o repúdio a qualquer forma de violência dentro e fora da escola".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.