Etiópia se firma como principal rota do tráfico por Guarulhos

Segundo a Polícia Federal, das 143 apreensões registradas neste ano, 45 tinha como destino o país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dados das apreensões da Polícia Federal neste ano no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (Grande SP), indicam que a rota do tráfico de drogas foi intensificada para a Etiópia.

Em 45 (31%) das 143 apreensões realizadas de janeiro a outubro deste ano pela PF os passageiros tinham destino final a principal cidade do país, a capital Adis Abeba.

"Não era uma rota muito comum até porque existem outras por lá. É um país problemático, sempre em estado de guerra civil, e que talvez por isso eles [traficantes] venham a pensar que o controle seja menor por lá", afirmou Guaracy Mingardi, analista criminal e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A rota de voos São Paulo–Adis Abeba foi uma das poucas mantidas em Cumbica na fase mais aguda da pandemia. A maior parte das apreensões de drogas para esse destino ocorreram justamente entre os meses de janeiro a abril deste ano, fase em que o Brasil registrou a maior parte dos casos e mortes por Covid-19.

Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, encontrou dentro de 18 velas religiosas 9 kg de cocaína oculto - Divulgação

"Essa rota foi uma das primeiras em que a gente teve redução de restrições e de circulação de viajantes. Como não se poderia voar diretamente para a Europa e brasileiro não poderia viajar para lugar algum, optou-se por voar para lá [Etiópia] usando integrantes das nacionalidades possíveis de entrar nesses países."

Em 2020, 51,1% de todos os detidos por tráfico internacional de drogas eram brasileiros, e 21,3%, africanos. Neste ano os africanos somam 38,6%, e os brasileiros, 41,2%. "Teve certo impacto devido à pandemia, com todas as restrições onde muitas vezes só os próprios nacionais poderiam ter acesso", diz Rodrigo Weber de Jesus, chefe da delegacia da PF em Guarulhos.

Parte dos africanos detidos é composta por refugiados que viviam no Brasil. "É gente desesperada por dinheiro, que veio para o Brasil, tentou e não conseguiu nada nesse período, porque diminuíram muito os empregos", diz Mingardi.

A busca por rotas alternativas de tráfico de drogas foi apontada em um relatório do Unodc (Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes). Segundo o texto, um dos motivos foi justamente a restrição a voos internacionais, o que obrigou os traficantes a encontrar novas rotas terrestres e marítimas.

Repressão pode forçar a novas rotas

De tempos em tempos as rotas do tráfico de droga mudam. Com elas, mudam também o perfil, idade e características das chamadas "mulas", as pessoas aliciadas para o transporte da droga em troca de dinheiro.

"No passado víamos muito europeus, principalmente do leste europeu, houve uma determinada época que tínhamos muito venezuelanos, africanos. Quando se começa a ter uma determinada rota e o consequente aumento da repressão, obriga os traficantes a uma espécie de mudança", afirma o delgado da Polícia Federal Rodrigo Weber de Jesus, chefe da corporação em Cumbica.

Para tentar coibir o tráfico internacional de drogas, a PF coloca agentes à paisana circulando nos terminais para averiguar atitudes suspeitas. Apesar de não ser criado para esta finalidade, os aparelhos de raio-X são empregados para avaliar se existe algum material orgânico, que pode apontar a existência de drogas nas bagagens.

Outra forma de atuação é por meio de denúncias, segundo o chefe da PF em Guarulhos.

Traficantes inovam

Os traficantes têm inovado para tentar traficar drogas para o exterior por meio de voos saindo de Guarulhos, escondendo o produto nos mais variados locais.

Apesar disso, a forma mais comum continua sendo os fundos falsos de malas de viagens. Quando isso acontece, o passageiro é chamado onde estiver e a sua mala é revistada na sua frente. Se confirmada a droga, ele recebe voz de prisão.

Nem sempre a droga está visível. Ela pode estar escondida em meio a vários produtos, inclusive pinga.

Foi o que aconteceu em 5 de abril deste ano, quando duas pessoas de nacionalidade brasileira tentaram embarcar para Doha (capital do Catar) com 4,7 kg de cocaína escondidas em garrafas de Ypioca. A mesma tática tentou ser usada ao menos outras duas vezes no mês de junho.

No dia 18 de abril, uma pessoa natural da Bolívia foi flagrada com 9 kg de cocaína dentro de embalagens de açaí e café verde. Um mês depois, em 18 de maio, uma brasileira foi presa após os agentes descobrirem que ela transportava 2 kg de cocaína em relógios de parede.

Nem livros infantis escapam da mira dos traficantes. Em 2 de setembro um nigeriano tentou embarcar para Guiné com 4,2 kg de cocaína em capas em capas de publicações destinadas às crianças. Um dos títulos era a versão da Turma da Mônica para o clássico de "O Mágico de Oz".

Alguns tentam apelar para a fé. No dia 28 de outubro, um passageiro natural de Guiné tentou ir para a Etiópia com 10 kg de cocaína dentro de velas religiosas. .

A única apreensão em que a pessoa engoliu a droga para ser expelida depois ocorreu no dia 2 de julho, quando uma portuguesa tentou embarcar para o seu país natal com meio quilo de cocaína no estômago.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.