Descrição de chapéu Zona Sul Coronavírus

Pronto-socorro do Hospital do MBoi Mirim, em SP, retoma atendimento geral à população

Hospital da rede municipal funcionava para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O pronto-socorro do Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - M’Boi Mirim, na zona sul da capital paulista, voltou a abrir as portas para o atendimento geral à população desde a madrugada desta quarta-feira (3). Agora, o local apoiará no atendimento das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) da região, além de atender aos casos de urgência e emergência.

"Foi uma decisão para viabilizar o hospital para o atendimento geral à população, considerando a redução de pedidos de internações e casos com a Covid-19 na cidade de São Paulo", afirma a nota enviada à reportagem.

Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - M’Boi Mirim, na zona sul da capital paulista
Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - M’Boi Mirim, na zona sul da capital paulista - Lalo de Almeida - 2.jun.20/Folhapress

A medida foi anunciada pela Prefeitura de São Paulo, gestão Ricardo Nunes (MDB), por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

Ainda segundo a gestão municipal, a retomada foi definida após reunião entre o secretário-adjunto da pasta de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, e o Conselho Gestor do hospital.

No início da pandemia de Covid-19, o pronto-socorro foi direcionado para atendimento exclusivo de pacientes com a doença. Em meados de setembro, a Unidade reabriu para atendimentos gerais, e desde março deste ano, na segunda onda da pandemia, voltou ao atendimento exclusivo Covid-19.

Com isso, UPAs e AMAs 24hs da região passaram a atender pacientes com outras doenças, sobrecarregando a rede municipal.

"Nesta fase, será possível desafogar essas unidades para um atendimento cada vez mais ágil e qualificado na cidade de São Paulo, em especial, na região Sul", diz Zamarco.​

Atualmente, a rede municipal de saúde possui cinco hospitais reservados para atendimento à pacientes com Covid-19: Hospital Municipal Tide Setúbal; Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvêa; Hospital Professora Lydia Storópoli; Hospital Municipal Guarapiranga; e Hospital Municipal da Brasilândia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.