Para tentar reduzir a crescente fila de espera de pessoas aguardando para fazer cirurgias e exames na cidade de São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou nesta terça-feira (13) que fará mudanças na rede de 16 Hospitais Dia da capital.
Até então, o atendimento de todos eles estava direcionado somente para receber pacientes de Covid-19, e, já a partir já desta quarta-feira (14), apenas três unidades permanecerão com atendimento exclusivo para pessoas com o novo coronavírus: Lapa/Pinheiros (zona oeste); M’Boi Mirim e Capela do Socorro, ambos na zona sul. Os demais irão oferecer cirurgias e exames diversos.
Os outros 13 tiveram ampliação no horário de atendimento. Cinco deles abrirão as portas durante 24 horas, sete dias por semana, e os demais, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. Desde sua criação, todas essas unidades operavam das 7h às 19h (veja como fica o atendimento em cada unidade abaixo).
“Nós tínhamos, quando iniciou a pandemia, em março de 2020, uma fila de 71.407 pessoas [aguardando por procedimentos]. Por orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, nós fizemos a suspensão das cirurgias eletivas nesse período”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, durante visita ao Hospital Dia São Miguel Paulista
Aparecido acompanhou o prefeito Ricardo Nunes no anúncio. Ele lembrou que com a queda dos números da pandemia em novembro e dezembro de 2020, as cirurgias eletivas foram parcialmente retomadas, já que a pressão no sistema de saúde estava muito grande, com cerca de 10 mil novos pacientes necessitando de cirurgias todos os meses.
“Hoje, a pressão do atendimento das pessoas que não tem Covid-19 é maior do que das pessoas que precisam ser internadas por conta da Covid-19. Por isso, inclusive, estamos conseguindo transformar 250 leitos, que a gente abriu, parte deles, importante frisar, dentro dos Hospitais Dia, incorporados nesse programa de cirurgias que temos aqui agora”, disse Aparecido.
A medida de retomar parcialmente as cirurgias já no final do ano passado conseguiu reduzir um pouco o acumulado da fila, no entanto, ainda é grande. São 56.794 pacientes esperando por uma vaga para realização de procedimentos cirúrgicos na rede pública municipal de saúde, segundo dados de junho deste ano. A maior demanda, 21.748 pacientes (ou 38,3% do total), estão na fila para realizar cirurgia geral; 20,2% (11.457) aguardam por procedimentos ginecológicos; e 10.156 (ou 17,8%), por pequenas intervenções cirúrgicas.
A fila de exames também é grande. Só a demanda pelos dois tipos de exames de maior procura: colonoscopia e endoscopia digestiva alta, chega a 8.899 pedidos.
A iniciativa da gestão Ricardo Nunes de tentar zerar a fila de procedimentos cirúrgicos é semelhante ao programa Corujão da Saúde realizado no início da gestão João Doria (PSDB) à frente da prefeitura, em janeiro de 2017. Já na gestão Bruno Covas (1980-2021) foi criado o Corujão do Câncer.
Hospitais Dia | Funcionamento 24 horas
O que é um hospital dia?
Na prática, é um pequeno hospital. Ele oferece assistência intermediária entre internação e atendimento ambulatorial, realizando procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos. A cidade de São Paulo possui um total de 16 desses mini hospitais.
O que muda?
A prefeitura decidiu ampliar o atendimento em cinco Hospitais Dia para 24 horas. Em outros oito, funcionará das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira.
Atendimento exclusivo Covid
- Lapa/Pinheiros (zona oeste);
- M’Boi Mirim (zona sul);
- Capela do Socorro (zona sul)
Atendimento 24h (geral)
- São Miguel (zona leste);
- Vila Guilherme/Vila Maria (zona norte);
- Butantã (zona oeste);
- Ipiranga-Dr.Flávio Gianotti (zona sul);
- Cidade Ademar (zona sul)
Atendimento das 7h às 22h (geral)
- Itaim Paulista (zona leste);
- São Mateus (zona leste);
- Brasilândia / Freguesia do Ó (zona norte);
- Penha (zona leste);
- Mooca (zona leste);
- Vila Prudente (zona leste);
- Campo Limpo (zona sul);
- M'Boi Mirim I (zona sul)
Procedimentos realizados
- avaliações clínicas;
- exames laboratoriais;
- colonoscopia;
- endoscopia digestiva alta;
- laringoscopia;
- nasofibrolaringoscopia;
- nasofibroscopia;
- histeroscopia;
- cirurgias: gerais, pediátricas, ginecológicas, vasculares e de varizes
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.