Escolas estaduais da capital encerram ano letivo nesta quarta (23)
Em janeiro, haverá atividades de recuperação; aulas regulares voltam no mês de fevereiro
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Os estudantes da rede estadual, que moram na cidade de São Paulo, terminam o ano letivo nesta quarta-feira (23). De acordo com o governo, sob gestão João Dória (PSDB), em janeiro já haverá atividades escolares para quem não teve a frequência adequada para aprovação.
Os alunos que concluíram as atividades necessárias neste 2020, serão aprovados e retornarão às aulas em 1º de fevereiro.
Quem não concluiu o número mínimo de atividades, poderá participar do projeto Recuperação Intensiva entre os dias 4 e 22 de janeiro. O projeto é composto por 25 aulas semanais, com cinco por dia, que podem ser feitas nos turnos diurno, vespertino e noturno.
Neste caso, estudantes dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio terão prioridade para atendimento presencial. Para seguir para a próxima série, eles precisarão cumprir pelo menos 75% destas aulas.
Segundo a administração estadual, os anos letivos de 2020 e 2021 serão considerados um só ciclo, composto por oito bimestres. Assim, as avaliações de aprendizagem acontecerão no fim do próximo ano.
Em 2021, haverá recessos escolares no intervalo de cada bimestre. O primeiro acontece entre 18 e 25 de janeiro; o segundo entre 19 e 23 de abril; as férias serão de 6 a 20 de julho; e o último recesso será entre 11 e 15 de outubro. O próximo ano letivo terminará em 21 de dezembro.
A capital paulista tem 959.685 alunos distribuídos nas 1.095 escolas estaduais. Neste 2020, a pandemia do novo coronavírus levou ao ensino remoto. Em outubro, algumas escolas retomaram parte das atividades presenciais. Cerca de nove mil alunos haviam ido até a unidade de ensino, segundo o balanço de novembro. De acordo com o governo, 1.800 escolas de todo o estado reabriram nos últimos meses. No início de dezembro, a administração autorizou o retorno das aulas regulares nas escolas públicas, mas a decisão final final depende de cada município.
Veja o calendário escolar de 2021
Projeto Recuperação intensiva: 4 a 22 de janeiro
Recesso escolar: 18 a 25 de janeiro
1º bimestre: 1 de fevereiro a 16 de abril
Recesso escolar: 19 a 23 de abril
2º bimestre: 26 de abril a 5 de julho
Férias docentes: 6 a 20 de julho
3º bimestre: 21 de julho a 8 de outubro
Recesso escolar: 11 a 15 de outubro
4º bimestre: 18 de outubro a 21 de dezembro
Fonte: Governo do Estado de São Paulo.