A reforma se move

Demorou, mas a reforma da Previdência deu seu primeiro passo na Câmara dos Deputados. Foi aprovada, por 48 votos a 18 (num total de 66), pela Comissão de Constituição e Justiça.

Em outros tempos, isso nem seria notícia importante. Afinal de contas, a CCJ apenas verifica se os projetos estão de acordo com as normas da Constituição.

0
Parlamentares do PSL comemoram a aprovação do parecer de relator da reforma da Previdência em sessão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados - Pedro Ladeira - 23.abr.19/Folhapress

​Mas o governo Jair Bolsonaro (PSL) bateu cabeça na negociação política e dificultou a votação. A comissão acabou retirando quatro dispositivos da reforma, o que é raro.

Para o governo, o prejuízo não chega a ser grande, porque as mudanças não afetam a economia esperada com as novas regras de aposentadoria. Já a sociedade saiu no lucro, porque algumas esquisitices saíram da proposta.

A principal delas era a ideia de acabar com a multa equivalente a 40% do saldo do FGTS em caso de demissão sem justa causa de aposentados que voltaram ao mercado de trabalho.

É provável que essa medida sem pé nem cabeça estivesse lá justamente para cair durante a tramitação no Congresso. Os governos costumam usar essa tática para facilitar a aprovação do que é essencial em seus projetos.

A reforma ainda vai passar por uma comissão especial e pelo plenário da Câmara; depois, vai ao Senado. Outros pontos do texto devem ser alterados, como as regras duras para a aposentadoria rural e os benefícios assistenciais (BPC).

Bolsonaro, que tanto falou mal das barganhas políticas, vai precisar se entender com o Congresso se quiser preservar uma proposta que é tida como essencial para seu governo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.