Propostas para colocar alguma ordem no trânsito de uma metrópole como São Paulo sempre vão provocar discussão, contentando uns e desagradando a outros.
É o que já está acontecendo com as medidas anunciadas pelo prefeito Bruno Covas (PSDB). Mas dá para dizer pelo menos que elas têm objetivos corretos.
Alguma coisa precisa ser feita com urgência para reduzir o número de mortes de motociclistas, que chegou à média de um por dia.
Faz sentido, portanto, restringir ainda mais a presença de motos nas pistas expressas das marginais, onde a velocidade máxima chega a 90 km/h.
Já existe a proibição no caso da marginal Tietê. Agora, ela vai valer também na Pinheiros, no sentido de Interlagos para a rodovia Castello Branco. Mais à frente, com algumas reformas, a regra será adotada também no sentido oposto.
A medida faz parte do Plano de Segurança Viária 2019-2020, que vinha sendo preparado havia mais de um ano. Ela foi anunciada pouco depois da divulgação de dados mostrando que a quantidade de mortes do trânsito não caiu no ano passado.
Elas somaram 884, o que dá 7,26 para cada 100 mil habitantes. Está longe da meta da prefeitura, que é de 6 por 100 mil. Para se ter uma ideia, em Nova York são apenas 2,3.
Também está no plano do prefeito aumentar o número de áreas em que o limite de velocidade é de 30 km/h.
É claro que as restrições incomodam muita gente. Mas a segurança de todos precisa vir em primeiro lugar.
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