Comida mais cara

A inflação andou bem comportada nos últimos dois anos e deve ficar na meta de 4,25% fixada para este ano. Só que nem tudo é tão tranquilo para os mais pobres, por causa do preço da comida.

O IPCA, índice que serve de base para a política de juros, deu um susto em março: ficou em 0,75% e acumulou 4,58% (acima da meta) em 12 meses. Os principais culpados foram os alimentos.

Eles tiveram um encarecimento de 6,7% de abril de 2018 até o mês passado. Isso quer dizer que esses preços estão subindo bem acima da média geral.

Alguns casos são assustadores: o feijão carioca teve alta de 135% no período (105% só neste ano); a batata inglesa, de 91% (59% no ano).

É um contraste com o que aconteceu na maior parte dos últimos dois anos, quando a comida puxava a inflação para baixo. O cenário começou a mudar no final de 2018.

Isso não chega a ser anormal. Os preços dos produtos agrícolas variam muito mesmo, por causa do clima. Pouca chuva ou chuva demais pode estragar a colheita e fazer um produto sumir das prateleiras.

O problema é que os gastos com comida pesam mais para as famílias pobres e de classe média. Para elas, na vida real, a inflação está maior do que mostra o IPCA.

O jeito é prestar muita atenção no que se compra. A maior parte dos alimentos pode ser trocada por outros cujos preços não subiram tanto. Mas quem não abre mão do feijãozinho no almoço vai ficar mais apertado.
 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.