Enem acidentado

O Ministério da Educação virou uma fábrica de confusões quase diárias, com brigas entre grupos rivais, demissões em série e polêmicas desnecessárias.

Para aumentar a confusão, a gráfica responsável por imprimir as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) faliu. E isso a apenas um mês antes do período previsto para o começo dos trabalhos.

A preparação do Enem é uma tarefa gigantesca, que requer muito cuidado na segurança. No ano passado, a gráfica que quebrou imprimiu 11 milhões de provas.

Os cerca de 300 funcionários eram monitorados por câmeras. Eles também separavam e organizavam os malotes antes do envio dos papéis para 1.725 cidades em todo o país.

O cronograma estabelece que as provas sejam impressas em maio. O Enem deve ser aplicado no início de novembro.

Diante da crise sem fim no ministério, a busca por alternativas pode demorar.

A tarefa de achar uma nova gráfica cabe ao Inep, órgão da pasta que realiza o Enem. Só que o Inep está sem presidente, demitido, e sem o diretor diretamente responsável pelo exame.

Como se não bastasse, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez vem se envolvendo em uma série de trapalhadas desde que assumiu a pasta. Já ficou claro o seu despreparo para o cargo.

Apesar de tudo isso, o MEC jura que o cronograma do Enem está mantido. Será necessário, porém, mostrar toda a competência que faltou até agora.
 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.